Significado de Libido

O que é Libido

Libido é uma palavra que chega até a língua portuguesa derivada de um verbo latino: libere. O verbo libere quer dizer “agradar”.

O que é a Libido

O significado de libido, em português, vai além do “agradar” latino. Libido que dizer desejo, mas com conotação sexual, ou seja, libido é desejo ou impulso sexual de um homem ou mulher. A libido é uma das principais características dos seres vivos, pois é por causa dela que a espécie pode ser perpetuada, através do ato sexual.

A libido não é algo igual para todos. Diferentes pessoas podem ter sua libido direcionada a diferentes características humanas, ou até mesmo a objetos. Assim, há quem se excite por causa da inteligência da pessoa e há quem se excite ao ver determinado objeto. O primeiro grupo é chamado de sapiosexual, enquanto o segundo pode ser nomeado pansexual, pois sente atração por diversas coisas.

Na área da psicanálise, Sigmund Freud entende a libido é vista como uma espécie de energia mental que tem a capacidade de produzir instinto sexual. Já na psicologia, há a teoria de Carl Jung, de que a libido é uma força vital, uma energia vital e que, sem ela, não há vida.

Na filosofia, Santo Agostinho utilizou a palavra libido de forma mais abrangente, significando não desejo sexual, mas simples desejo. Para ele, existia a libido sentiendi, que é o que se entende por desejo sexual, mas, além dela, existiam duas outras: libido sciendi e libido dominendi. A primeira é o desejo de conhecimento e a segunda, de dominação. As três libidos regem a vida humana.

Falta de libido

A falta de libido pode ter diferentes causas. A principal seria hormonal. Em homens, o problema seria devido a pouca testosterona e, em mulheres, pouca progesterona ou pouca testosterona também.

Outras causas envolvem alimentação deficiente, alguma espécie de medicamento que esteja sendo tomado e fatores psicológicos, como stress, depressão e ansiedade.

O consumo excessivo de álcool e o hábito de fumar também estão entre as principais causas da pouca ou nenhuma libido.

Outro fator importante é que a libido feminina é cíclica e varia de acordo com o ciclo menstrual. Caso a mulher não faça uso de nenhuma espécie de pílula hormonal, ela possui maior libido durante o seu período fértil.

Aumento da libido

Caso a libido esteja insuficiente ou insatisfatória é possível aumentá-la.

Uma das formas mais conhecidas de aumentar a libido é o “Viagra Peruano”, ou a maca. A maca é uma planta que possui ginseng, substância que auxilia na produção e estabilização dos hormônios.

Os tratamentos fitoterápicos (que utilizam plantas) não garantem a resolução do problema quando a falta de libido é devida a problemas no psicológico ou ao estilo de vida que a pessoa leva.

Caso a libido esteja em baixa devido à depressão ou problemas de autoestima deve-se procurar um psicólogo para ajudar na solução do problema. Se o problema na libido é ocasionado pelo cigarro ou pela bebida, é necessário uma mudança de hábitos.

O significado de Libido está na categoria Significados