Significado de Licenciatura

O que é Licenciatura

Licenciatura é uma palavra derivada do latim antigo “licentiare”, que tinha o significado de permitir, ter licença, liberar o uso de uma faculdade ou habilidade.

O que é licenciatura?

Licenciatura é o grau acadêmico conquistado por uma pessoa que termina seus estudos numa instituição de ensino superior, ou seja, faz um curso de faculdade, recebendo um diploma que lhe concede poderes para ensinar, podendo ser considerado o ato de licenciar alguém a algo.

No mundo acadêmico, licenciatura é a formação de ensino superior que concede ao aluno diplomado o exercício do magistério, podendo dar aulas e ensinar sobre a profissão em que se formou, tornando-se professor de Ensino Fundamental ou Médio. Os cursos de licenciatura são voltados especificamente para a formação de profissionais para a educação.

Os cursos de nível superior tanto podem ser de licenciatura quanto de bacharelado, possuindo as duas formações praticamente as mesmas disciplinas, sendo que, na licenciatura, há o aumento de matérias direcionadas para a educação pedagógica dos alunos, ensinando as técnicas didáticas para prepara-los para a educação, para a melhor forma de ensinar.

A licenciatura, no Brasil, está disponível nos cursos de graduação voltados para as matérias ensinadas no Ensino Fundamental e Médio, como Artes (Cênicas e Visuais), Ciências (Biológicas, Naturais e Sociais), Educação Física, Química, Filosofia, Geografia, Física, História, Matemática, Letras, Música e Pedagogia, entre outras.

Os profissionais que possuem licenciatura, durante o Ensino Médio, são preparados para ministrar aulas da nova classificação aplicada a esses alunos, como Matemática e suas Tecnologias, Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

A licenciatura possui significados diferentes dependendo dos países. Enquanto no Brasil a licenciatura é concedida a qualquer profissão de nível superior, sem distinção, em Portugal, por exemplo, a licenciatura é classificada como Pré-Bolonha e Pós-Bolonha. Essa situação é proveniente da organização do ensino superior, que ocorreu em 2006, através da Declaração de Bolonha, que foi assinada por ministros da Educação de 29 países europeus na cidade de Bolonha, na Itália.

Até a mudança no sistema de ensino superior, o grau de licenciatura era conferido a cursos com a duração de 4 a 7 anos, e no ensino politécnico, após uma nova fase de um curso superior de bacharelado.

No novo sistema organizacional, a licenciatura é o primeiro grau acadêmico conferido aos alunos na conclusão de uma primeira fase de estudos superiores, universitários ou politécnicos, com a duração de seis semestres pelo menos.

Licenciatura plena

No Brasil, os cursos de licenciatura plena são também denominados de magistérios, sendo cursos direcionados para a formação de professores da Educação Básica e Infantil, o Ensino Fundamental. O grau de licenciatura plena é concedido por universidades, por centros de ensino superior e por instituições não universitárias.

Licenciatura à distância

Com o desenvolvimento e implantação da internet em nosso país, o ensino à distância tornou-se uma modalidade de formação que permite aos alunos estudar em suas próprias casas ou em centros montados especificamente para isso em regiões remotas, fornecendo o curso de licenciatura à distância.

Nesses cursos, os alunos têm aulas através de vídeos, de textos e de áudios, não havendo a presença dos professores. Normalmente, as aulas presenciais acontecem uma vez por semana ou, em alguns casos, o aluno só vai à instituição de ensino qualificada para realizar as provas de avaliação.

Licenciatura e bacharelado

Nosso sistema de ensino considera diferentes as formações de ensino superior direcionadas à licenciatura e bacharelado, tornando-as distintas.

O curso de bacharelado, embora tenha as mesmas disciplinas que um curso de licenciatura, com exceção das matérias destinadas à preparação para lecionar, o aluno se forma apenas para se dedicar ao mercado de trabalho. O bacharelado de engenharia mecânica, por exemplo, direciona o formando para a profissão de engenheiro mecânico. Se um engenheiro mecânico quiser ter a sua licenciatura, deve fazer também todas as aulas de formação educacional, voltadas para a pedagogia, conhecendo as técnicas de ensino.

O significado de Licenciatura está na categoria Significados