Significado de Limbo

O que é Limbo

Limbo é uma palavra palavra que vem do latim limbus, que significa basicamente margem, beira, borda, orla.

A palavra também possuí outros significados em sentido figurado. Por vezes é usada para se referir ao esquecimento e vazio, um lugar para onde coisas inúteis e sem valor são enviadas.

Embora possua seu significado definido, como visto acima, a aplicabilidade da palavra varia de acordo com a área que a utiliza. Na astronomia, por exemplo, o significado de limbo é o exterior de corpos celestes com margem visível como os que podem ser vistos no Sol e na Lua. Já na botânica, refere-se ao segmento de um cálice e também a parte larga da folha.

Religião e limbo

O limbo também possuí aplicabilidade na religião. A relação do limbo e religião deriva da igreja católica.

Seu conceito foi criado no século XIII. Antes da criação do termo “limbo”, as crianças que morriam sem batismo estariam destinadas ao inferno.

A revolução da fé ocorreu justamente com a criação do limbo, que para o catolicismo, nada mais é que um lugar para onde estão destinadas essas crianças sem batismo.

Mostrou-se necessária essa mudança drástica já que, apesar da impossibilidade das crianças de irem para o céu, visto que não eram abençoadas pela graça do batismo, também não havia justiça por parte da fé em condenar seres que não cometeram pecados pessoais.

O nome do limbo tendo uma conotação religiosa - vem da antiga crença de que é um lugar localizado à beira do inferno.

Na idade média, foi criada uma divisão do termo limbo. Limbus infantum, que se referia às crianças e limbus patrum, que se referia aos santos que nasceram antes de Jesus Cristo.

Recentemente, os conceitos católicos convergiram para uma similaridade com os conceitos evangélicos, determinando que as criaturas que faleceram antes de atingirem a idade da razão, seriam agraciados com a benção de ir para o céu. Para tal, o limbo foi oficialmente abolido pela igreja no ano de 2007, mesmo que nunca tenha sido um verdadeiro dogma da fé católica.

Astronomia limbo

A astronomia é um tipo de ciência que é específica para o estudo do universo. Ela busca analisar e explicar a origem dele e informa sobre seu movimento, tamanho, constituição e planetas. Na astronomia o limbo se trata da beira de um corpo celeste, visto por um observatório na terra. Há também quem diga que limbo é uma parte obscura ou misteriosa do planeta.

O limbo da lua é uma parte interessante do satélite do planeta e que tenta mostrar as crateras encontradas na superfície da lua. Uma dessas crateras são chamadas de Cratera Copernicus – raramente é conseguido visualizá-la e Cratera Nasen.

Limbo Game

Baseado no conceito básico da palavra como um local de esquecimento, foi criado um jogo para Android, iOS, Mac e Windows de nome Limbo.

O jogo conta a história de um garotinho perdido em busca da sua irmã, porém, a situação se complica quando ele precisa entrar no Limbo, um mundo escuro, confuso e cheio de perigos.

O significado de Limbo está na categoria Significados