Significado de Linguagem

O que é Linguagem

Linguagem é a utilização de códigos capazes de transmitir informações entre emissor e receptor estabelecendo uma comunicação. Entre os humanos, a linguagem é principalmente sonora ou oral e escrita. A ciência que estuda a linguagem em seus mais diversos aspectos chama-se linguística.

O significado de linguagem não se limita à capacidade humana de comunicar-se entre os seus semelhantes, trata-se de um conceito mais abrangente. É através da linguagem que as pessoas comunicam seus sentimos e pensamentos, trocam informações, criam arte e ciência. Graças à linguagem, o homem pode evoluir e se desenvolver nos seus mais diversos aspectos, realizando grandes feitos como transplantes de coração ou a chegada até a lua.

Num sentido menos formal, podemos dizer que linguagem é a maneira de falar de alguém, ou seja, o seu estilo de falar do ponto de vista do conteúdo e da forma de se expressar. E assim um médico terá uma linguagem mais lapidada do que um operário de uma indústria, um senhor tem uma linguagem mais enraizada na tradição do que um jovem, que terá uma linguagem despojada e repleta de gírias.

Contudo, outras formas de expressão humanas além da fala e da escrita também são linguagens no sentido técnico da palavra. O desenho, por exemplo, é uma linguagem própria, organizada de determinada forma, que usa códigos próprios para se compor e para se expressar. Da mesma forma a música, uma linguagem universal, dotada de símbolos, frases, códigos, formas particulares e próprias.

A utilização da linguagem é algo que tem raízes profundas na cultura, muito além de servir para a troca de informações e para a comunicação, tendo diversos atributos culturais e socais que vão desde o entretenimento até a manutenção da identidade e da unidade de comunidades, até a estratificação social.

Na sua abrangência de formas e características, encontramos em nosso dia a dia uma infinidade de linguagens que usamos muitas vezes sem nem nos darmos conta. Por exemplo, temos a linguagem corporal, a linguagem que nosso corpo utiliza quando falamos e que diz muito a nosso respeito e sobre o que estamos dizendo, servindo como complemento a uma comunicação oral ou mesmo expressando coisas que nem temos consciência.

Outro tipo de linguagem fundamental em nossos dias é a linguagem de programação, que consiste em uma série de linguagens compostas por códigos específicos e que são responsáveis por criar todos os softwares que usamos para trabalhar com um computador.

O significado de Linguagem está na categoria Significados