Significado de linguagem figurada

O que é linguagem figurada

Linguagem Figurada é um termo usado para descrever uma ferramenta ou modalidade de comunicação que faz uso do que chamamos de figuras de linguagem no idioma Português para a expressão de algo não literal em uma frase específica. Por exemplo, uma linguagem figurada muito comum é a frase "Ele está se afogando em mágoas", quando o seu sujeito ("Ele") não está literalmente se afogando em mágoas, já que isso seria impossível, pois mágoas não possui forma física em estado líquido, mas sim se "afogando" figurativamente, ou seja, sofrendo em excesso com suas mágoas, ficando impossibilitado de seguir com a própria vida.

A linguagem figurada é comumente empregada para aumentar a expressividade de uma fala ou discurso em texto, aumentando assim o significado das palavras e frases utilizadas.

As figuras de linguagem podem ser utilizadas ainda quando a pessoa não consegue se lembrar ou decidir qual o termo mais apropriado para a ocasião e precisa criar algo na hora. Em poucas palavras, é como pegar emprestado um termo e atribuir-lhe um significado novo, identificável apenas pelo contexto da conversa, para suprir a lacuna de um termo que não existe ou não esteve presente na fala.

Por exemplo, na fala já mencionada "Ele está se afogando em mágoas", poderíamos dizer "Ele está tão magoado que não consegue pensar em outra coisa e isso o impossibilita de viver a sua vida de forma plena". Porém, pegamos esse significado ("se preocupar demais com as mágoas a ponto de prejudicar a sua vida") e o colocamos no termo "afogar" para dar um sentido figurado à frase.

Como a linguagem figuradausa um tipo de discurso não convencionalé comum que haja confusões na sua interpretação, especialmente quando ela depende do contexto de cada indivíduo e não é fomentada pelo bom senso da sociedade.

Em termos semânticos, podemos dizer que as figuras de linguagem compõem a liguagem figurada, transformando-a assim no oposto da linguagem literal. 

As figuras de linguagem são as seguintes:

  • Figuras de palavra;
  • Figuras de construção;
  • Figuras de pensamento;
  • Figuras de som.

Exemplos de linguagem figurada:

"Morri de rir" - essa é uma expressão muito usada no dia a dia e é também uma figura de linguagem. Nesse caso, o "morri" da frase tem um sentido atribuído que não lhe é o comum, já que é óbvio que ninguém "morreu de rir", já que o interlocutor está ativamente conversando nesse momento. No caso, o "morri" tem a ver com ter rido muito.

"Renato deu com a cara na porta" - Essa é uma frase pegadinha. Ela pode funcionar de maneira literal, onde descreve o fato de um sujeito ter literalmente batido com a sua cara numa porta, ou ela pode funcionar de maneira figurada, não significando que tenha havido um choque físico.

“Neymar matou o jogo ontem” – Nessa frase, temos novamente o uso da ideia de matar ou morrer para atribuir um sentido figurado a um acontecimento. Num sentido literal, a frase seria algo como “Neymar marcou 3 gols ontem” ou “Neymar foi o jogador mais decisivo na partida de ontem”, mas empregar o verbo “matar”,  não atribuindo-lhe o seu sentido literal, mas sim pegando emprestado a sua força para o sentido de “ser importante”, atribui uma expressividade muito maior na importância do sujeito na frase.

Denotação e Conotação

Denotação e conotação são dois termos e conceitos que ajudam a entender o que um interlocutor está dizendo.

Normalmente, uma denotação remete para o sentido literal de uma frase. Enquanto isso, o uso do termo e do conceito conotação tem a ver com o sentido figurado e criação de novos significados.

O significado de linguagem figurada está na categoria Significados