Significado de Liturgia

O que é Liturgia

Liturgia é uma palavra que apresenta duplo significado. Na perspectiva profana o significado tem raiz na Grécia antiga e está relacionado à pessoa que faz o trabalho público, ou seja, o liturgo.

O que significa Liturgia

Na dimensão da religião a palavra inicialmente dizia respeito ao serviço, ou adoração pública, realizado no interior do templo de Jerusalém.

Tem relação com a função exercida pelo sacerdote responsável pelos ritos e cerimônias.

Portanto, o significado de liturgia esta relacionado às missas e rituais ofertados pela Igreja, bem como aquele que na religião professa a palavra de Deus em cerimônias sagradas. Mas qual o significado das missas?

Para a Igreja Católica, são ritos e cerimônias litúrgicas em que se professa oficialmente a palavra de Deus, a missa e o Santíssimo Sacramento, dentre outros.

Por outro lado, não são liturgias para a Igreja Católica as procissões da Semana Santa, tendo outro significado para a religião.

Isso se dá em virtude de a Igreja Católica considerar que a liturgia é uma representação simbólica da comunhão entre os membros da comunidade religiosa.

Nas cerimônias e ritos litúrgicos, os sacerdotes católicos utilizam vestimentas específicas, as quais têm significado simbólico. A última peça ser vestida pelo sacerdote é a casula, que simboliza o amor. Isso por que o Santo Sacrifício da missa é considerado uma ação especial.

Assim como as vestes do sacerdote, os objetos utilizados no ritual litúrgico são revestidos de significados. O ambão, por exemplo, é uma espécie de púlpito é o local para a proclamação da palavra de Deus e o incenso, resina de aroma suave presente nos momentos de liturgia comentada, simboliza as preces e orações dirigidas a Deus.

Ao todo são mais de 50 objetos, alguns mais conhecidos, como a hóstia, ou pão eucarístico, cuja palavra significa “vítima que será sacrificada”, ou a luneta, menos conhecido, mas que é o nome dado ao objeto em forma de meia-lua, utilizado com a finalidade de segurar a hóstia maior no interior do ostensório.

É um objeto da liturgia da igreja católica usado para acondicionar a hóstia consagrada.

Para a Igreja Católica, a liturgia é uma ação sagrada por excelência. De acordo com a CNBB, é por meio da liturgia da palavra que todo cristão rememora e torna Cristo presente.

A própria Igreja reconhece a existência de diferentes tipos de liturgia. Um importante ritual litúrgico é a liturgia das Horas, momento reconhecido como de rezar em comunhão com toda a Igreja. É por meio da liturgia da palavra que é se realiza a santificação das horas do dia dos cristãos, através das horas canônicas.

Na liturgia diária, por sua vez, cada cristão faz seu encontro pessoal com Deus. Por meio dela o cristão recebe ensinamentos presentes na palavra do senhor, com breves comentários dos santos e leituras de cada dia.

O significado de Liturgia está na categoria Significados