Significado de Lixo Orgânico

O que é Lixo Orgânico

Lixo orgânico está relacionado com materiais de origem biológica.

O que é Lixo orgânico?

Lixo orgânico é todo resíduo produzido a partir de origem vegetal ou animal, ou seja, é o lixo composto por algo proveniente de um ser vivo.

Lixo orgânico é caracterizado pelos restos de alimentos. Exemplos comuns são cascas de ovos, restos de arroz, um osso, entre vários outros.

Há uma produção incontável de lixo orgânico diariamente e no mundo todo, em residências, empresas, escolas e na própria natureza. Geralmente, há um descarte em sacolas plásticas que são recolhidas pelo serviço municipal de cada cidade.

Grande maioria dos cidadãos possuem consciência de separar o lixo orgânico de outros tipos de lixo, de modo que o tratamento seja efetuado corretamente. Entretanto, várias cidades não possuem uma organização adequada e isso acaba permitindo que o lixo orgânico seja misturado e criando problemas para a sociedade.

É necessário que o lixo orgânico passe por um tratamento, já que este contém resíduos biológicos (que são compostos por bactérias e fungos) que causam mau cheiro e proliferação de animais, como ratos, vermes, baratas e outros insetos nocivos – podendo contaminar o solo e água trazendo riscos para a saúde dos seres humanos.

Reciclagem do lixo orgânico

Assim como é importante para prevenção de doenças e preservar a natureza, a reciclagem do lixo orgânico tem sua utilidade como adubo natural, através do processo de compostagem.

O lixo orgânico por meio de sua compostagem também pode ser uma alternativa para a produção de combustível – sendo capaz de produzir gás metano. Sabe-se que o gás metano é visto como uma opção interessante como fonte de energia e também é a matéria-prima para produzir o biogás (um biocombustível).

Tem-se os aterros sanitários como os locais ideais para depositar o lixo orgânico. Em cidades que não possuem uma correta reciclagem, o lixo orgânico pode ser despejado em “lixões”, bem como para usinas de incineração.

Lixo inorgânico

O lixo inorgânico é o oposto do lixo orgânico, sendo assim, este não possui origem vegetal ou animal.

O lixo inorgânico é, portanto, todo material que foi produzido pelos seres humanos.

Este tipo de lixo, como o orgânico, deve ser eliminado de forma separada. Há a lavagem do lixo para que se elimine qualquer resto de alimento ou substâncias diversas, para que se evite o mesmo problema de proliferação de animais e contaminação.

Sacos plásticos, garrafas de vidro ou plástico, isopor, papel seco, metais ferrosos e não ferrosos são exemplos de lixos inorgânicos.

O aproveitamento do lixo inorgânico é feito através de uma triagem, encaminhando o material para os fabricantes de matérias-primas, que reutilizarão os restos para produzir algo útil para a sociedade, como é o caso do papelão (que é produzido a partir do papel descartando misturando-o com celulose virgem).

O significado de Lixo Orgânico está na categoria Significados