Significado de Logística

O que é Logística

Logística é um substantivo feminino que tem origem na palavra grega logos, que significa palavra, verbo ou razão).

Porém, logística também tem origem na palavra francesa logistique, que significa planejamento e realização de vários projetos – conceito este que trata da área militar, do armazenamento, distribuição e manutenção de materiais, tais como as armas.

O que é Logística?

Somente mais tarde o significado de Logística passou a ser o que é hoje, onde aborda a gestão, produção e distribuição de mercadorias na área de administração de empresas.

A logística possui um conjunto de ações que precisam ser efetuadas para que o produto alcance o consumidor, ou seja, a logística trata desde a obtenção da matéria-prima para criar o produto até a sua futura distribuição.

O curso de logística irá aplicar o conhecimento voltado ao estudo e análise das melhores soluções para transportar, armazenar, fabricar e distribuir as mercadorias – sempre observando a qualidade, custo e tempo.

Algumas das atividades que fazem parte da logística, portanto, podem ser destacadas:

  • Processamento de pedidos de compra,
  • Armazenamento e controle de estoque,
  • Definição da embalagem, e
  • Melhores formas de transporte para as mercadorias.

O gerenciamento logístico faz parte da gestão da cadeira de suprimentos, onde há o planejamento, implementação e controle dos fluxos (diretos e reversos), além do armazenamento dos produtos e serviços, bem como as informações pertinentes entre o ponto de origem e o ponto de consumo.

Logística também é um termo visto como parte da álgebra e lógica matemática.

Na área da Filosofia, a palavra logística é utilizada para referir-se à a lógica formal, sendo que esta é o contrário da lógica tradicional defendida por Aristóteles.

Logística Reversa

A logística reversa (LR) é uma ramificação da logística que aborda o processo contrário da logística em si. Isso quer dizer que a logística reversa faz o transporte de determinado produto do ponto de consumo para o local em que foi produzido.

A logística reversa é muito utilizada no reaproveitamento de resíduos sólidos, como é o caso do recolhimento do lixo reciclável (exemplo das garrafas plásticas) que diminui o impacto ambiental e diminui também os gastos com produção de mercadorias.

Outro exemplo é o trabalho dos Correios em encaminhar documentos e mercadorias como devolução, como é o caso de um aparelho eletrônico estar com defeito e ser necessário encaminhar para a fabricante novamente.

Logística Integrada

Logística integrada pode ser definida como a integração dos processos de logística de uma organização, de modo que a eficiência seja aumentada, assim como seus resultados melhorados.

Entende-se como processos de logística:

  • Abastecimento,
  • Distribuição,
  • Produção, e
  • Logística reversa.

A logística integrada tem como necessidade tratar dos custos de armazenamento dos materiais que serão utilizados para produzir o produto.

Vê-se a logística como um aspecto muito importante, especialmente na gestão eficiente, já que atualmente há maior exigência por parte dos consumidores.

A logística integrada, desse modo, é fundamental para qualquer organização.

Logística empresarial

A logística empresarial está presente em organizações de diferentes tipos e segmentos, possuindo diversas atribuições.

A logística empresarial cresceu consideravelmente graças à busca frequente por parte das empresas em garantir maior qualidade aos seus produtos e serviços.

Para que isso aconteça, a logística é altamente necessária, pois é ela que administra os recursos financeiros e os materiais, faz o planejamento da produção, do armazenamento, do transporte e da distribuição destes mesmos materiais.

O significado de Logística está na categoria Significados