Significado de Logotipo

O que é Logotipo

Logotipo é um termo cuja etimologia é “logos” que significa “palavra” e “typos” do grego que significa marca, figura ou impressão. Assim, podemos dizer que logotipo é a representação gráfica que identifica uma marca ou empresa. É o que faz com que essa marca ou empresa se destaque e se torne conhecida no mercado, por isso ela é tão importante e explorada nas áreas de marketing, publicidade e branding.

Podemos dizer então que o logotipo é o que dá personalidade a uma empresa, tendo como principal objetivo diferenciar uma marca dos seusconcorrentes. É o que torna possível o público se identificar com a marca. Ele funciona como uma espécie de assinaturaque dá credibilidade ao negócio.

Logotipo ou logomarca

Entre os profissionais da área de comunicação e Marketing costuma haver uma discussão em relação aos termos logomarca e logotipo.

Normalmente, a palavra logotipo é a mais aceita pelo mercado publicitário. Embora logomarca esteja presente nos dicionários de Língua Portuguesa, muitos profissionais da área a consideram um neologismo – processo de criação de uma nova palavra ou expressão ou dar um sentido novo a uma palavra que já existe.

Conflitos a parte, vejamos então quais são as atribuições mais comuns dadas a essas palavras:

  • Logotipo: é a representação da marca da empresa de forma escrita, através de letras com um design mais personalizado.
  • Logomarca: é o desenho ou símbolo, unidos ao nome, para dar identidade à empresa.

Assim, podemos então resumir da seguinte forma para clarear melhor as definições:

  • Logotipo é a caracterização da empresa feita apenas através de letras.
  • Marca ou símbolo é a identificação da empresa por meio de um desenho.
  • Logomarca é a junção entre desenho e logotipo.

Como a discussão é bastante abrangente entre o meio, costuma-se então resumi-la num ponto de consenso, ou seja, em ambos os casos utilizar apenas a palavra “logo”.  

 

O significado de Logotipo está na categoria Significados