Significado de Lúdico

O que é Lúdico

Lúdico é um termo que se refere a tudo que é relacionado ou próprio de uma diversão, brinquedos, jogos, isto é, uma saída com a família para um clube aquático, um jogo de cartas; todas estas atividades são lúdicas.

O que é lúdico:

A palavra lúdico é um adjetivo da língua portuguesa com origem no latim ludos, cuja expressão está relacionada a maneiras de recreação, ou seja, formas de promover a diversão e entretenimento.

Em métodos de aprendizagem e ensino para crianças, o termo lúdico é bastante utilizado, já que o ato de brincar é considerado o canal de comunicação principal entre os professores e alunos.

Atividades lúdicas

As atividades lúdicas visam a aprendizagem por meio de brinquedos divertidos, ações e brincadeiras que dão prazer e são realizadas de maneira livre, sem necessidade de competição entre os participantes, normas ou regras; sendo preciso apenas que tenha motivação para que os objetivos sejam atingidos.

Lúdico ainda se refere a uma dimensão humana que apela a sentimentos de espontaneidade de ação e liberdade. Envolve o divertimento através de atividades descontraídas, despretenciosas e desobrigada de qualquer vontade ou intencionalidade alheia.

Em atividades lúdicas não há pressões e nem avaliações. Tais características permitem que o indivíduo se entregue à atividade despreocupadamente.

Diversos profissionais da pedagogia, psicologia e psicopedagogos afirmam que o trabalho feito com o lúdico dentro do ambiente escolar permite que o aluno desenvolva muitos aspectos significantes para sua vida intelectual e pessoal como, por exemplo, permitir que haja a criatividade e desenvolvimento de inteligências múltiplas.

Indivíduo lúdico

Diz se que uma pessoa lúdica é aquela capaz de criar, sentir ou se expressar de maneira contagiante e alegre, e que com puro prazer e simples toque em estado de êxtase consegue transformar tudo ao seu redor.

Texto ou discurso lúdico

Um texto ou discurso lúdico é aquele que normalmente visa persuadir objetivando apenas o diálogo, a comunicação interpessoal. Este tipo de texto é feito por puro prazer em linguagem divertida, leve e alegre como é comum de se ver presente em determinadas sátiras.

O discurso lúdico serve como recurso para chamar a atenção das pessoas e é capaz de cativar e divertir tanto o leitor quanto o ouvinte.

Como exemplo de discurso lúdico, pode ser citado a fala de uma criança que, em uma tentativa real de se comunicar, acaba brincando com sua fala. Determinadas canções e poemas também são exemplos de textos lúdicos.

No tipo lúdico, ocorre a interação entre o “eu” e o “tu” em que os dois interlocutores falam sem imposições. Dessa forma a relação com o objeto se dá da mesma forma provocando a polissemia (algo que possui diversos significados).

Lúdico em inglês

Lúdico em inglês é playfull.

Exemplo de uso em frase da palavra lúdico em inglês:

  • I´m sorry I don´t have a playfull-looking subject, but is allows mobility, wich has limited the actual study of play (Desculpem-me por não ter um objeto mais lúdico, porém permite mobilidade que estava limitada ao atual estudo da brincadeira).

Lúdico sinônimos

  • Jocoso.
  • Alegre.
  • Recreativo.
  • Brincalhão.
  • Divertido.
  • Diversão.
  • Lazer.

O significado de Lúdico está na categoria Significados