Significado de Machismo

O que é Machismo

Machismo é um termo empregado para se referir ao comportamento que pode ser facilmente expressado tanto por opiniões como atitudes e ações de recusa à igualdade de direitos e deveres entre os gêneros sociais, de forma que o sexo masculino seja sempre favorecido em detrimento do sexo feminino.

O indivíduo considerado machista é aquele que exerce o machismo. Existe uma crença no machismo de que a mulher é inferior, ou seja, um homem é sempre o líder e lhe cabe ter autoridade sobre uma família.

O machismo é composto por ideias históricas de poder e superioridade que se encontram presentes em diversas culturas ao longo dos séculos, cuja supremacia masculina se dá em todo um sistema econômico, político e nas religiões, assim também como na família e na mídia, uma vez que a figura masculina representa o ideal de liderança.

Dessa forma, a mulher é colocada em um estado de submissão total a um homem com a perda do direito de sua livre expressão ou ainda sendo forçada a servir e assistir a todas as vontades do marido, pai e irmão. Dentro dessa sociedade machista, o que a caracteriza é o regime patriarcal tradicional.

No âmbito de um ideal machista, o mundo é dividido em dois campos: o masculino e feminino. O que pertence a cada um é muito bem definido, inclusive as profissões, manifestações, emoções, expressões e até trejeitos. Estabelece-se assim uma convenção social em que o homem deve seguir um determinado tipo de caráter masculino e a mulher deverá agir conforme ao que lhe confere como feminino.

Além das mulheres, pessoas homossexuais, em especial, os homens ou ainda os heterossexuais que são considerados como metrossexuais, acabam se tornando vítimas de exclusão na sociedade machista, principalmente os homens que não seguem as chamadas regras da masculinidade acabam se tornando alvos de discriminação, exclusão e preconceito neste modelo de sociedade.

Uma das formas em que se observa a presença do machismo na mídia atual é o modo que uma mulher é apresentada como um objeto sexual para satisfazer e proporcionar o prazer aos homens, para se obter a venda de produtos e serviços desejados.

Por ora, os aspectos negativos mais presentes no machismo é a violência e a influência no comportamento em que um homem deve provar a existência da sua força física. Além disso, há também a conotação de ações agressivas que são desejadas e esperadas dos homens para que eles sejam considerados machos. São comuns frases que dizem que “o verdadeiro homem é aquele que não deve chorar”, já que o choro representa uma fraqueza e isso não é um fator positivo para o machismo.

Veja também o significado de Submissão e Metrossexual.

Feminismo

O feminismo nada mais é que o movimento político, filosófico e social que é contrário ao machismo, uma vez que tem como objetivo lutar pela igualdade de direitos e deveres entre os homens e mulheres. Devido ao histórico de lutas e reivindicações feministas as mulheres alcançaram direitos e deveres que antes eram delegados somente aos homens durante o século XX. Elas conseguiram garantir o direito de votar nas eleições e concorrer a cargos governamentais ocupados antes apenas por homens.

Machismo no Brasil

O machismo é ainda bastante comum na cultura brasileira, inclusive nos grupos de pessoas mais jovens. De acordo com o Mapa da Violência elaborado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015, o Brasil ocupava o quinto lugar no ranking da violência contra a mulher.

Ainda há um fator que metade dos homens consideram que o feminismo e o machismo são equivalentes, e ainda alguns outros que confundem o machismo com a misoginia. Este último significa ódio a mulher, e difere do machismo por conter um conteúdo fortemente emocional com base na aversão e repulsa.

Tal fato acontece devido a construção da identidade masculina ser fruto de um resquício de elaboração dos sentimentos de amor e ódio em relação às figuras femininas ou também pode indicar um quadro de insegurança na própria masculinidade, o que faz com que o desejo de ser cruel com a mulher acabe se perpetuando. De todo modo, o machismo ainda é fortemente presente na cultura brasileira, principalmente na violência contra a mulher e na cultura do estupro.

Veja também o significado de Homofobia.

O significado de Machismo está na categoria Significados