Significado de Macrorregião

O que é - Macrorregião

Macrorregião é um substantivo feminino. O termo é uma junção das palavras macro-, que vem do Grego makrós, que significa “comprido, longo, grande”, mais região, do Latim regere, que quer dizer “dirigir, comandar”, de regio, que é “distrito, país, limites”.

O significado de Macrorregião faz parte da área da Geografia, sendo uma designação genérica para uma extensa região composta por territórios ou agrupamentos regionais que envolvam características em comum.

Entende-se por macrorregião como uma grande região que envolve os territórios dos estados ou parte deles, compostos por aspectos comuns, como, por exemplo, caraterísticas físicas, sociais, políticas, humanas, etc.

O Brasil possui uma divisão em cinco macrorregiões:

  • Sul,
  • Sudeste,
  • Centro-Oeste,
  • Norte, e
  • Nordeste.

A primeira divisão do território do Brasil em macrorregiões ganhou proposta no ano de 1913. Os critérios que foram utilizados na época eram físicos, sendo que foi levado em consideração os seguintes: o relevo, a vegetação e o clima, entre outros. Naquele tempo, a natureza era duradoura e, do outro lado, as atividades dos seres humanos eram consideradas mutáveis.

Por isso, a divisão brasileira foi baseada em critérios que resistissem por um bom tempo.

Vê-se a divisão em macrorregião como uma maneira tradicional (é a primeira forma de aprendizado nas escolas sobre a grandeza do Brasil), embora existam outras formas de divisão do território nacional, dependendo dos critérios a serem utilizados.

Um outro exemplo se dá quando há a necessidade de separar o país em aspectos geoeconômicos. Nesse caso, o Brasil se estabelece em três regiões geoeconômicas: a Amazônia, o Nordeste e o Centro-Sul.

Mesorregião e microrregião

Juntamente com a definição de macrorregião, existem outros dois termos importantes: mesorregião e microrregião.

Mesorregião é a subdivisão dos estados do Brasil que incorpora vários municípios de uma área geográfica com similaridades sociais e econômicas. Estas áreas, por sua vez, são subdivididas em microrregiões, que determina um agrupamento de municípios limítrofes, com o objetivo de organizar, planejar e executar funções públicas de interesse comum, estabelecidas por lei complementar estadual.

Por exemplo, de acordo com os dados do Governo de São Paulo, este estado é dividido em 15 mesorregiões e 63 microrregiões geográficas.

O Paraná, por outro lado, possui 15 mesorregiões e 39 microrregiões geográficas.

Cada estado possui um número diferenciado destes dois conceitos.

O significado de Macrorregião está na categoria Significados