Significado de Magoou

O que é Magoou

Magoou é uma flexão do verbo magoar (3ª pessoa do singular do Pretérito Perfeito do Indicativo). Magoar vem de mágoa, que tem origem no Latim macula, que significa “mancha”.

O que é Magoou:

O significado de Magoou é o mesmo que machucou-se, feriu-se, provocou ou sentiu dor física por contusão ou ferimento.

Por exemplo: “O casal magoou-se com o acidente de carro.”

O próprio termo mágoa na língua portuguesa é relacionado com uma marca ou mancha provocada a partir de uma lesão, entretanto essa interpretação não se é usada no Brasil.

Magoar é uma atitude quando se está com ressentimento ou chateado com alguma coisa. O termo mágoa é muito utilizado para descrever o que se sente nestas ocasiões – é também explicado como um sentimento que provoca desgosto, pesar profundo, além de sensação de tristeza ou de amargura.

Por isso, no sentido figurado, quando se diz que está magoada com alguma coisa, pode-se entender que se entristeceu, que desgostou-se.

Por exemplo:

“Seu comportamento me magoou profundamente.”

“Meu pai sempre me magoou muito, em especial quando voltava alcoolizado para casa.”

“Você magoou meu coração!”

Também no sentido figurado, quando alguém se magoa pode se sentir comovido por alguma coisa, isto é, sentir compaixão ou comoção por algum acontecimento ou evento, condoer-se por ter visto algo.

Por exemplo, vê-se nas frases abaixo:

“Quem estava assistindo televisão naquele momento, magoou-se com a visão da tragédia na Ásia.”

“Me magoo cada vez que eu vejo um cão ou um gato de rua.”

“Magoou-me muito notar que a mídia não dá importância aos pobres.”

Ofender-se, melindrar-se, contundir-se, isto é, quando utiliza-se o termo para provocar ou sentir ofensa, é sinônimo de magoar.

Por exemplo: “Aquela negativa magoou o restante de seu orgulho.”

Ainda, pode-se indicar que magoar é deixar marca ou contusão, pisar. Magoou também poderá ser utilizado em frases que, em sentido figurado, queiram abordar a inveja ou aquela vontade incontrolável que um indivíduo tem de possuir o que a outra pessoa pertence.

Por exemplo: “O magoou duramente ao saber que ela já era feliz com outra pessoa.”

É frequente a dúvida sobre como se escreve magoou. Muitos pendem entre “magoou ou maguou”, no entanto “maguou” é uma grafia incorreta e não deve ser usada, embora muitas pessoas pronunciem o termo desta forma.

Vale frisar que “magoou ou magoo” são dois termos corretos, mas usados em tempos verbais diferentes. Magoou é no Pretérito Perfeito, enquanto que magoo é no Presente do Indicativo.

O significado de mágoa para a Psicologia é descrito como um sentimento brando, pois pode durar um bom tempo nas pessoas, através de indícios (gestos, palavras e no próprio semblante do indivíduo), sendo classificado como um descontentamento, geralmente de uma pessoa para com outra.

Mágoa pode ser sinônimo de dissabor, suplício, ressentimento, atribulação, desolação, dolência, pesar, lástima, desconsolação, queixa, dor.

Alegria, satisfação, deleite, contentamento, êxtase, agrado, entusiasmo e prazer são algumas palavras antônimas de mágoa.

Magoou em inglês é traduzido como hurt.

O termo magoou ainda aparece na letra da música “Nada Mais (Magoou)” do grupo de axé Babado Novo”, no trecho:

Magoou amor, o tempo passou,

E levou com ele a minha paz...

Perdoa amor... se eu não posso ser,

Se ela é muito mais!”

Sinônimos de Magoou

  • Entristeceu
  • Chatedou
  • Feriu
  • Machucou
  • Provocou

O significado de Magoou está na categoria Significados