Significado de Malícia

O que é Malícia

Malícia é um palavra que provém do latim “malitia” e faz referência àquele que tem a propensão ou tendência para praticar atos de maldade. Quem age de forma maliciosa tem a intenção de enganar, iludir, trair, explorar e até mesmo ridicularizar uma pessoa.

Ao usar esse termo, é necessário observar que conotação será empregada e qual é a real intenção com relação à pessoa.

O malicioso pode ter a intenção de despertar o interesse sexual em alguém a fim de se dar bem em alguma situação na qual possa tirar vantagens ou sair lucrando. Além do caráter sexual, ele pode ter também algum interesse financeiro ou em alguns casos, pode agir dessa forma até mesmo para se vingar de algo ou alguém que o prejudicou.

Um grande número de pessoas que age dessa forma não tem nenhum pudor e nem mesmo medo, elas agem de forma irresponsável para conquistarem seus objetivos e são capazes de fazer qualquer coisa para prejudicar os outros.

Existem casos em que a pessoa pode até tentar agir de maneira maliciosa, porém não consegue enganar e passar a perna no próximo, ou seja, ele até tenta ser esperto e ludibriar o próximo, mas não consegue agir de maneira tão ardilosa. Porém, há pessoas consideradas sem malícia que têm princípios, ética e moral e foram criados para praticar o bem e viver com a consciência limpa e tranquila.

Apesar de pouco conhecida, nesse sentido, a palavra malícia também faz parte da área da botânica. Ela faz referência a algumas leguminosas denominadas de mimosas como, por exemplo, as plantas sensitivas.

 

 

 

O significado de Malícia está na categoria Significados