Significado de mandala

O que é mandala

Mandala é uma palavra que tem origem no sânscrito e que, ao pé da letra, quer dizer círculo.

O que é Mandala

O significado de mandala também pode ser estendido e, dessa forma, englobar não apenas o literal geométrico, mas também o lado místico que a figura possui. Neste caso, mandala quer dizer circulo mágico ou concentração de energia.

A mandala é um símbolo bastante conhecido que simboliza a integração e a harmonia.

A mandala é uma representação em forma circular da dinâmica que existe entre o homem e o cosmo. Mandalas são formas geométricas utilizadas em rituais religiosos, podendo representar atributos de divindades ou ser a manifestação de algum mantra.

Mandalas são muito antigas e a mais antiga conhecida data do século VIII a.C. Elas eram utilizadas como forma de expressão artística, mas também como meios de concentração, em busca de estados superiores de meditação. A mandala faz parte de diversos contextos, como o budismo japonês, o Yin Yang chinês, os yantras indianos, as thangkas tibetanas, os rituais de cura indígena e também aparece em artes sacras que datam de diversos períodos históricos.

As mandalas costumavam aparecer de diversas formas. Elas poderiam ser pintadas sobre madeira ou metal ou desenhadas com areia colorida sobre uma superfície. Essa última forma é comum entre monges tibetanos e, após a cerimônia para a qual a mandala era necessária, a areia é jogada em um rio, para que as bênçãos da mandala possam se espalhar.

O fundador da psicologia analítica, Carl Jung, já foi pintor de mandalas e dá a elas o status de personificações de ideiais ou quadros que representam o que se manifesta no inconsciente. Através dessa visão, as mandalas representam a personalidade do indivíduo que as desenha, em seu processo de individualização.

Muitos confundem mandalas com filtros do sonho. Enquanto mandalas são intricados desenhos típicos das religiões de origem oriental, os filtros dos sonhos pertencem à cultura indígena norte-americana, que acredita que as estruturas purificam as energias e afastam os sonhos ruins, deixando apenas os bons ficarem.

As mandalas foram aceitas na cultura ocidental mais por sua intrincada beleza do que por suas características místicas ou religiosas. É comum ver roupas e outros objetos com estampas de mandalas. Muitos também tatuam a figura da mandala, seja pela beleza de seu desenho ou por ser um símbolo de ligação com o mundo espiritual ou com as religiões orientais.

O significado de mandala está na categoria Significados