Significado de Manolo

O que é Manolo

Manolo significa colega, irmão ou amigo. É, portanto, uma variação da gíria “mano” bastante empregada entre adolescentes e jovens que buscam mostrar o quanto são “descolados” e “antenados” ao mundo a volta.

Manolo também é uma variação espanhola para o nome Manoel uma vez que, um jogador de futebol que jogou pelo Atletico de Madrid, por volta do fim da década de 1980, era conhecido por esse apelido, sendo que o seu nome de batismo era Manuel Sánchez Delgado (1965 -).

Como variação da gíria “mano”, é provável que tenha surgido da variação “mano loco” bastante utilizada pela maioria dos marginais para se referir, inclusive, aos seus comparsas como pessoas que não tem medo de enfrentar os perigos e se arriscam com coragem as variadas adversidades como, por exemplo, os embates com policiais.

Por outro lado, no meio de adolescentes e seus grupos sociais, o termo Manolo passou a ser mencionado quando alguém se referia a outra pessoa considerada amiga, ou que faz parte do mesmo grupo.

É provável que, além de paulistas e cariocas, os gaúchos também falem o termo como uma gíria para se reportar aos argentinos já que estão bem próximos um do outro. Quando não os chamam de Manolo falam “hermanos”.

Assim sendo, muitos sites e blogs postam alguma coisa sobre o tema ou registram domínios com o termo como, por exemplo, o “ah manolo tirinhas”. De qualquer modo, os temas são ligados à sátira e ao humor. Por ora, o termo pode vir acompanhado de outra palavra “dorgas”, ou seja, é comum encontrar, principalmente, nas redes sociais a expressão “dorgas Manolo”, cujo significado é “que loucura, maluco!”.

Todavia, Manolo era o nome artístico do ator e cantor espanhol Manolo Otero (1942 -2011) que se radicou no Brasil e que fez muito sucesso nas décadas de 1970 e 1980 com canções românticas. O seu nome de batismo era Manuel Otero Aparicio.

O significado de Manolo está na categoria Significados