Significado de Manufatura

O que é Manufatura

Manufatura é um termo de origem latina, proveniente de “manus” (mão) e “factura” (trabalho feito, resultado e um atividade manual). “Factura” é originária do verbo “facere”, que significa fazer.

O que é manufatura?

De acordo com sua etimologia, manufatura significa obra feita a mão, ou seja, é um trabalho feito manualmente. No século XV, ela sucedeu o artesanato como maneira de produção e organização de trabalho.

Com o início da Revolução Industrial, no final do século XIX, a manufatura passou a ser um sistema de produção de grande quantidade de itens, com produção em série, padronizada, exigindo a divisão social do trabalho e utilizando a mão de obra humana para a produtividade.

A partir da Revolução Industrial, a manufatura passou a ser não somente o resultado de produtos feitos a mão, como também para produtos fabricados com o uso de maquinário, tendo ou não a participação direta de mão de obra.

No entanto, entende-se ainda que a manufatura seja o designativo de um produto ou um estabelecimento fabril onde a técnica de produção seja ainda artesanal, embora o trabalho esteja sendo feito por grande número de pessoas, cada uma responsável por um produto ou por uma parte do processo industrial.

Embora tenha essa aplicação no sentido mais antigo do termo, a manufatura, tendo origem nas oficinas manuais anteriores à Revolução Industrial, também designa as fábricas atuais, sendo a expressão “produto manufaturado” utilizada para referência a qualquer bem produzido por uma indústria.

Manufatura enxuta

Da produção de bens a um conceito empresarial, o termo manufatura passou a ser uma filosofia operacional conhecida como manufatura enxuta, desenvolvida no Japão depois da Segunda Guerra Mundial. A manufatura enxuta foi inicialmente aplicada na fabrica da Toyota, tendo como objetivo eliminar desperdícios, tornando a empresa mais competitiva na época, para entrar no mercado das montadoras de veículos norte-americanas.

A manufatura enxuta é um sistema que busca uma produção mais flexível, mantendo estoques mais baixos e analisando e melhorando a redução de quebras, de falhas ou de perda de material, mantendo no ambiente industrial um layout mais enxuto, com identificação das atividades e agregando maior valor ao produto.

A manufatura enxuta tem como objetivo final atender as necessidades dos clientes, tanto com relação à qualidade quanto com o tempo determinado para cumprimento das promessas de venda.

Manufatura reversa

A partir do final do século XX, outro conceito de manufatura tomou conta do mercado: a manufatura reversa, uma filosofia e inovação tecnológica aplicada para recuperar materiais e matérias primas que foram utilizadas para outros produtos, reutilizando as que atendem a novas fases produtivas e buscando preservar a busca de matérias primas na natureza, mantendo o conceito de sustentabilidade.

Com a filosofia da manufatura reversa torna-se possível recuperar peças e componentes de produtos já sucateados, fazendo a desmontagem, a classificação, a compactação ou a trituração, encaminhando matérias primas que farão parte de um novo processo produtivo, gerando novos produtos.

Maquinofatura

A evolução da manufatura trouxe ao conhecimento industrial o conceito de maquinofatura, com uma indústria mais mecanizada, surgida a partir da evolução das antigas manufaturas, utilizando a força mecânica, eólica ou hidráulica para a produção e reduzindo a utilização da força humana.

O uso de máquinas industriais para a produção gera mais produtividade, maior velocidade e maior volume de produção, produzindo-se maior número em menos tempo, trazendo o conceito de indústria moderna, onde o trabalhador é um acompanhante da máquina, servindo para alimentar a produção, controlar a velocidade e zelar pela manutenção das máquinas industriais.

Revolução Industrial

Citamos algumas vezes a Revolução Industrial como o principal gatilho para as grandes transformações ocorridas na indústria. A Revolução Industrial teve início no final do século XVIII, com a implantação das primeiras máquinas produtivas, reduzindo o trabalho da força humana e gerando maior produtividade para as empresas.

Com o tempo e a evolução das máquinas, a manufatura foi substituída, aos poucos, pela maquinofatura, com novos investimentos e novas técnicas de produção, desenvolvimento de novas tecnologias e introdução da obra mecanizada, onde havia maior divisão de trabalho e especialização dos operários em suas tarefas.

A produção passa, portanto, a ser em massa e padronizada, a partir da Revolução Industrial, utilizando novas fontes de energia para reduzir a participação da mão de obra humana.

O significado de Manufatura está na categoria Significados