Significado de Mão de Vaca

O que é Mão de Vaca

Mão de Vaca é uma expressão popular e também considerada uma gíria no Brasil. Sua origem vem de outra expressão: “mão fechada” que se refere a uma pessoa que não abre a mão para soltar o dinheiro, ou seja, que não gasta ou contribui.

O que é Mão de Vaca?

O significado de Mão de Vaca está associado a um indivíduo que não gosta de gastar dinheiro, que é mesquinho, pão duro, sovina, também chamado de unha de fome, avaro e muquirana.

Uma pessoa mão de vaca economiza seu dinheiro, privando-se de tudo, sendo egoísta e muito apegado a bens materiais.

Um indivíduo mão de vaca também não demonstra solidariedade e não faz caridade (avarento). Isso não quer dizer que a pessoa não tenha dinheiro, pelo contrário, uma pessoa com uma boa vida financeira – na maior parte das vezes – é mão de vaca.

É mais comum, portanto, que uma pessoa mãe de vaca seja aquela que possui muitos bens e uma boa condição social. Elas simplesmente não gostam de gastar e zelam seu dinheiro de forma exagerada.

Mãos atadas também é uma expressão que designa um indivíduo que é mão de vaca.

Na parte da culinária, mão de vaca é um prato típico e muito apreciado no nordeste do Brasil, mais especialmente no Ceará. O prato tem gosto forte, já que leva muita pimenta, tendo como ingrediente principal a pata da vaca – que é cortada em pedaços, com muito tempero (como o pimentão, chuchu, abóbora, tomate e cebola) e cozida. Pode ser servida com pirão ou arroz branco.

Para o jiu-jitsu, há um golpe também chamado mão de vaca – considerado perigoso e só permitido em competições a partir da faixa azul.

Exemplos de frases com o termo mão de vaca

“Meu melhor amigo é mão de vaca, pois não ajudou a pagar a conta do bar.”

 “Minha mãe foi muito mão de vaca quando era criança – poupava tanto quanto podia.”

O significado de Mão de Vaca está na categoria Significados