Significado de Mão Na Roda

O que é Mão Na Roda

Mão na roda é uma expressão popular que tem o significado de ajuda. Quando alguém tem uma atitude de assistência ou quando alguma coisa é crucial para fazer algo, diz-se que é uma “mão na roda”, por exemplo, “a internet é uma mão na roda na hora de fazer pesquisas para os trabalhos da escola”.

Outra expressão que tem significado semelhante à “mão na roda” é “quebrar o galho”, utilizada quando algo ou alguém foi extremamente importante para que alguma coisa fosse feita com sucesso.

A expressão “mão na roda” é classificada como uma expressão idiomática da língua portuguêsa. Uma expressão idiomática, também chamada de idiotismo, é a união de duas ou mais palavras onde não se pode identificar o significado da expressão, considerando o sentido literal das palavras que a compõem.

Origem de Mão na Roda

A expressão “mão na roda” surgiu antigamente, na época em que os veículos possuíam tração animal e, inevitavelmente, acabavam atolando nas estradas, que obviamente não eram feitas de asfalto.

Para desatolar os carros, era necessário pedir a ajuda de outras pessoas que por ali passavam, as quais literalmente colocavam a mão na roda do veículo e faziam esforço para girá-la e removê-la da lama.

A ação de colocar a mão na roda foi obtendo o sentido de auxílio ou ajuda que se presta a alguém e é popularmente usada até os dias atuais.

 

 

O significado de Mão Na Roda está na categoria Significados