Significado de Marca-passo

O que é Marca-passo

Marca-passo é um substantivo masculino. O termo vem da união da palavra “marca” que vem do Germânico marka, que quer dizer “limite de terras, sinal de posse” (posteriormente ganhando o significado de “assinalara o tempo de uma música, definir ritmo”) e “passo” que vem do Latim passus, que quer dizer “passo”.

O que é Marca-passo:

O significado de Marca-passo é um pequeno aparelho eletrônico que tem como objetivo observar, corrigir defeitos e enviar impulsos elétricos ao músculo do coração, de maneira que o ritmo cardíaco seja mantido satisfatoriamente.

O marca-passo estará pronto para tanto aumentar como diminuir o ritmo cardíaco, pois o “marca-passo natural” do coração não está funcionando adequadamente, precisando de um auxílio. O marca-passo artificial é implantado no paciente por meio de uma cirurgia – o corte é feito abaixo da clavícula, próximo ao ombro.

O processo de implante é simples e seguro, com um período de internação de apenas um dia, com possibilidades de baixas complicações.

Como Funciona o Marca-passo

Um marca-passo é composto pela:

  1. Caixa do marca-passo: o gerador de pulso, que produz os estímulos elétricos. Este gerador é um pequeno recipiente de metal, constituído de uma bateria e circuitos elétricos que fazem a regulação da frequência dos pulsos elétricos que são emitidos ao coração,
  2. Fio de comunicação: os cabos-eletrodos, que possuem a função de levar os estímulos elétricos ao coração para garantir os batimentos cardíacos. Estes fios são flexíveis, cobertos por material isolante.

Um impulso elétrico ocasiona uma contração do músculo do coração,

O mecanismo do marca-passo é capaz de perceber a necessidade do coração. Para isso estar em perfeitas condições, é fundamental que o estado de interação entre o eletrodo (fio) e o coração esteja excelente – o eletrodo irá conduzir os sinais elétricos, o gerador os receberá, processará as informações e enviará os estímulos de volta ao coração.

Utilização do Marca-passo

O marca-passo é necessário e utilizado quando há alguma mudança na frequência e no ritmo do coração, fazendo com que a contração do coração seja interrompida.

Existem diversas doenças que necessitam o implante de um marca-passo.

Doenças Tratadas com Marca-passo

O marca-passo pode ser utilizado para várias doenças. Por exemplo:

  • Bradicardia – batimento cardíaco mais baixo que o normal,
  • Hipersensibilidade do seio carotídeo,
  • Insuficiência cardíaca,
  • Síncopes,
  • Ataques cardíacos,
  • Cardiomiopatia hipertrófica,
  • Bloqueio atrioventricular,
  • Doenças do nó sinusal,
  • Entre outras.

Tipos de Marca-passo

Geralmente, os marca-passos são definidos como:

  • Marca-passo Unicameral: é um marca-passo de câmara única, que trabalha apenas em um átrio ou em um ventrículo, utilizando somente um cabo-eletrodo,
  • Marca-passo de Dupla-Câmara: é um marca-passo de câmara dupla, que trabalha tanto em um átrio como eu um ventrículo, utilizando dois cabos-eletrodos,
  • Marca-passo Biventricular ou Ressincronizador Cardíaco: são um tipo específico que possui 3 cabos-eletrodos que trabalham nos dois ventrículos e um átrio.

O significado de Marca-passo está na categoria Significados