Significado de Marketing pessoal

O que é Marketing pessoal

Marketing pessoal é um conjunto de estratégias que são aplicadas de forma planejada e coerente, que irão contribuir para que alguém atribua um valor maior à sua imagem pessoal.

O conceito de marketing pessoal é definido também como sendo uma ferramenta utilizada para uma pessoa obter promoção pessoal de maneira que ela possa alcançar o sucesso.

Todas essas definições direcionam para um único objetivo – que é o de “vender” a imagem, e tem a ver com a forma de como os outros indivíduos enxergam a pessoa que utiliza o marketing pessoal.

O marketing pessoal é uma ferramenta que qualquer profissional pode utilizar caso queira obter engajamento na carreira.

Marketing pessoal é ainda um conjunto de atitudes que um profissional aprende para também ajudá-lo a “vender” sua imagem.

Em entrevistas de emprego o marketing pessoal é visto com frequência, pois é de extrema importância que a pessoa saiba como se comportar e expressar de todas as maneiras para conquistar determinada vaga.

O marketing pessoal é capaz de fazer com que a pessoa mude de imagem, conduta e postura.

Marketing pessoal e marketing publicidade

Marketing pessoal não é o mesmo que marketing publicidade, vez que esse segundo tem como objetivo fortalecer determinada marca, já o primeiro é mais evidente e a marca em questão é a própria imagem da pessoa.

  • No contexto pessoal, as definições de marketing são usadas na diferenciação e promoção do profissional.

Dicas para marketing pessoal

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, vez que existem diversos profissionais qualificados e capacitados para concorrerem às melhores vagas.

As organizações buscam por profissionais que possuam competências específicas, tenham valor, sejam proativos, saibam liderar e se relacionar com outras pessoas, e que possam contribuir para o crescimento da empresa.

No marketing pessoal não há como mostrar uma qualidade que a pessoa não possua. O indivíduo precisa saber que características carrega como forma de desenvolver seu destaque profissional, conhecendo assim, suas limitações e empreendendo uma busca para ser mais facilmente notado.

Para a pessoa ser referência em marketing pessoal ela precisa levar alguns pontos em consideração:

  • Humildade. Não achar que já sabe de tudo e não precisa de ninguém, compreender que as outras pessoas possuem capacidades, saber aceitar críticas, saber identificar seus próprios erros e admitir suas falhas.
  • Capacidade de comunicação. A comunicação no marketing pessoal consiste em falar o suficiente, de maneira objetiva e clara, e envolve também o saber ouvir.
  • Criatividade e inovação. Ter habilidade para propor ideias, resolver problemas e ter disponibilidade de auxiliar os companheiros de trabalho.
  • Postura profissional adequada. Isso significa que o profissional deve saber se portar nos ambientes de trabalho de maneira profissional e ética.
  • Cuidados com a aparência. Manter uma imagem apresentável é essencial para passar a impressão de profissionalismo e confiança às pessoas. Nesse ponto, está bastante inserida a questão do saber vestir, por exemplo, adotar um estilo formal em ambientes formais e o estilo informal em ambientes informais.

Marketing pessoal desenvolvimento

O marketing pessoal pode ser desenvolvido nas pessoas. Algumas tem grandes realizações em suas vidas, mas só se tornam conhecidas quando são ditas e repassadas para alguém.

Para desenvolver o marketing pessoal é preciso que a pessoa defina estratégias para ser notada, porém não de maneira arrogante e invasiva, mas sutil.

Quando as estratégias para desenvolvimento de marketing pessoal são bem aplicadas é possível que a pessoa seja reconhecida e tenha sua imagem fortalecida.