Significado de Marketplace

O que é Marketplace

Marketplace é um termo da língua inglesa. Ele é composto pela junção de dois outros termos, Market (mercado) e place (lugar ou local). Ao ser traduzido, literalmente, ficará algo como: “local de mercado”.

O que é Marketplace:

Essa palavra é usada para fazer referência a um local onde se realizam comércios de bens e serviços. Essas atividades podem ocorrer em um ambiente físico, como uma loja, um escritório ou pela internet, em um ambiente digital/virtual.

O Marketplace pode abranger qualquer esfera comercial. Ele agrega desde uma simples barraca de feirante até o mercado internacional dos grandes negócios. 

Com a expansão e evolução dos meios de comunicação, principalmente da internet, o Marketplace se tornou a nova tendência para quem deseja expandir sua empresa em um mercado cada vez mais competitivo. Tanto que hoje existe o chamado e-marketplace, um ambiente totalmente voltado para o comércio realizado de forma on-line.

E-marketplace

A expressão e-marketplace está relacionada ao ambiente virtual, isto é, são empresas e lojas virtuais que realizam suas transações comerciais pela internet. A letra “e” vem da abreviação do termo eletronic. Esse é um novo mercado consumidor que vem crescendo rapidamente a cada ano.

O e-marketplace, pode ser identificado também pelas seguintes denominações: loja virtual, comércio virtual ou comércio eletrônico. No e-marketplace, são realizados a compra e venda de todos os tipos de produtos e serviços. Como há muita concorrência no meio, é preciso que essas empresas sejam criativas e zelem, principalmente, pela segurança dos dados dos seus clientes.

Os consumidores podem adquirir produtos e serviços por meio de catálogos, fazer encomendas, operações financeiras, consultar e acompanhar o seu pedido e muito mais. Tudo isso de forma prática, rápida e sem sair de casa. 

Por meio do e-marketplace, os negócios podem ser realizados de diversas maneiras, como por exemplo:

  • De empresas para Empresas (B2B – Business to Business)
  • De empresas para Consumidores (B2C – Business to Consumer)
  • De consumidores para Consumidores (C2C – Consumer to Consumer)
  • De empresas para Governo (B2G – Business to Government)
  • De Governo para Cidadão (G2C – Government to Citizen)

Marketplace em Smartphones

Atualmente, os smartphones estão cada vez mais modernos. Eles estão sendo projetados para ter uma memória cada vez maior e mais potente. Todo esse avanço tecnológico tem proporcionado aos consumidores várias facilidades para realizar transações virtuais por meio desses aparelhos.

Por isso, os marketplace estão cada vez mais trabalhando para construir um ambiente de navegação mais simples para os usuários de smartphones, ou seja, facilitando cada vez mais a usabilidade de seus sites.

Empresas como a Android Market, Apple´s iPhone, App Store, Windows Mobile Marketplace e muitas outras já estão aproveitando essa mina de ouro para conquistar cada vez mais compradores.