Significado de Matéria Orgânica

O que é Matéria Orgânica

Matéria Orgânica diz respeito aos restos dos seres vivos, podendo ser plantas ou animais, entre outros, a qual pode derivar do que um organismo vivo foi em dada altura (fóssil).

Ou seja, um dos significados de matéria orgânica é: tudo o que provém dos seres vivos, podendo ser seres mortos, ou excrementos, plantas, animais, entre outros.

A matéria orgânica é decomposta, e sua composição é de essencialmente compostos de carbono. Para ela ser formada, é necessário que o carbono se associe ao oxigênio e hidrogênio. Poderão também associar-se aos compostos de carbono, embora poucas e raras vezes, outros elementos, como o fósforo ou o enxofre.

Uma das coisas que compõe a matéria orgânica não viva é o húmus. Já o nitrogênio é um exemplo de material orgânico.

De entre os elementos vivos, apenas 3% da matéria orgânica vem de plantas, formigas, minhocas, ácaros, fungos e bactérias, sendo que os restantes 97% são compostos por elementos não-vivos, como restos de plantas ou animais em diversos estágios de decomposição.

O significado de matéria orgânica é húmus, que tem os mesmos significados ditos anteriormente.

O que é Matéria Orgânica:

Portanto, a matéria orgânica é uma composição produzida por restos vegetais e animais que integram o solo.

Quando a matéria se decompõe, forma o húmus, de cor escura, que pela sua riqueza nutritiva tem uma importância relevante para a estrutura dos solos, agindo como um poderoso fertilizante para as plantas.

Matéria orgânica e agricultura:

A matéria orgânica é um dos mais poderosos fertilizantes, sendo ele o mais básico para a produção da agricultura orgânica.

Além de produzir excelentes resultados, respeita o meio ambiente, e ainda produz alimentos livres de químicos, traduzindo-se em alimentos riquíssimos em nutrientes e não prejudiciais à saúde humana.

Por essa mesma razão, muitos dos agricultores têm recorrido à agricultura orgânica para produzir alimentos puros, livres de tóxicos, adubos químicos, ou outras substâncias sintéticas prejudiciais à saúde, assim como para preservarem o solo e os recursos hídricos.

O que são orgânicos? Este conceito está ligado à vida, ou então se associam às substâncias que originam os processos que estão ligados à vida. Pode também ter como significados: órgãos de um ser vivo, organismos.

Significado de solo: Solo quer dizer, entre outros significados, um corpo material inconsolidade, o qual é responsável por cobrir a superfície da terra, sendo constituído por três fases – líquida, gasosa e sólida.

O significado de Matéria Orgânica está na categoria Significados