Significado de Mau caráter

O que é Mau caráter

Mau-caráter é um adjetivo utilizado para designar um indivíduo que apresenta um caráter duvidoso, negativo, capaz de praticar atos desleais. Que apresenta na sua personalidade traços maldosos e traiçoeiros.

Quando dizemos que alguém é mau-caráter, nos referimos a uma pessoa cuja personalidade não é confiável ou que não é honesta.

Também podem ser relacionados aos sinônimos de mau-caráter os termos trapaceiros, desonestos, criminosos, caloteiros, charlatões, fofoqueiras entre outros. Geralmente, mau-caráter são pessoas que não transmitem sensação de bem-estar ou confiança, não se importam ou se comovem com isso.

Muitos confundem a forma escrita dessa expressão, mas a forma correta de sua grafia é mau-caráter. "Mal-caráter" ou "mal caráter" estão erradas e não existe na língua portuguesa. Já o seu plural é maus-caracteres.

Um sujeito é considerado mau-caráter quando age com mau-caratismo, ou seja, ele está fora do padrão de comportamentos moralmente aceitos em uma determinada sociedade ou cultura. Normalmente, essas pessoas baseiam sua vida em dizer mentiras e utilizar falsidade e deslealdade com o próximo.

Exemplo: "O mau-caráter do político faz com que ele seja corrupto".

O mau-caráter é o contrário da pessoa que tem caráter, ou seja, tem um comportamento honesto e correto, com base em qualidades que buscam a moralidade.

Em inglês, não existe um termo exato para a expressão "Mau-Caráter", pois ele está se referindo ao caráter de alguém. Traduzindo ao pé da letra seria, “bad character”, porém não é tão usual, o mais usado na língua inglesa seria apenas “bad person”.

No entanto, se queremos, por exemplo, falar que uma pessoa é caloteira, um sinônimo da expressão em português, o mais usual no inglês seria usar a palavra “Welsh”, um termo muito usado na língua inglesa para expressar que um individuo é caloteiro e mau-caráter.

Veja também o significado de Caráter.

O significado de Mau caráter está na categoria Significados