Significado de Máximo

O que é Máximo

Máximo é uma palavra com origem no latim, a mãe da língua portuguesa, tendo sua variação de “maximus”, cujo significado é maior, acima de todos, o excelso, o mais alto ou mais intenso.

O que é máximo?

Máximo pode ser usado como adjetivo ou como substantivo, podendo expressar o limite extremo ou apogeu de uma ocorrência qualquer. O termo é aplicado como grau superlativo do adjetivo grande, ou seja, o limite acima do que é considerado maior. Seu antônimo é o adjetivo mínimo.

Podemos aplicar o termo na locução adverbial “no máximo”, que tem como significado “na pior das hipóteses”. A expressão “que máximo” é geralmente aplicada para expressar uma situação de contentamento com relação a algo bom que tenha ocorrido.

Na linguagem popular, o termo “máximo” tornou-se bastante comum para expressões que designam algo que tenham sido favoráveis, ou quando elogiamos alguém ao extremo, considerando, portanto, que a pessoa elogiada “é o máximo”, é melhor que todas, incomparável.

A música brasileira tem como comparativo a música “Tu és o MDC da minha vida”, composta por Raul Seixas, que brinca com a expressão, usando uma função matemática para expressar o seu amor e para dar maior ênfase ao quanto está apaixonado por uma pessoa melhor do que todas no mundo todo.

Em se tratando de Matemática, temos a aplicação do termo “máximo” exatamente na função MDC, ou Máximo Denominador Comum, usada por Raul Seixas, ou nos cálculos que nos possibilitam encontrar os pontos máximos e mínimos de uma parábola, encontrando-se os valores dependendo da concavidade dessa parábola e de sua própria colocação, se está virada para cima ou para baixo.

O Máximo Divisor Comum, na Matemática, é a equação que nos mostra o maior número divisor de um outro número, numa divisão que resulta em resto igual a zero, obtendo-se como resultado o maior número em que outro pode ser dividido sem que haja qualquer sobra.

O Máximo Divisor Comum é calculado através da fatoração, que nos permite conseguir tanto o MDC quando o MMC, ou Mínimo Múltiplo Comum, isto é, o menor número que pode ser considerado como múltiplo de dois outros.

O significado de Máximo está na categoria Significados