Significado de MBA

O que é MBA

MBA é uma sigla inglesa.

O que é MBA?

O significado de MBA é Master in Business Administration, cujo significado em português traduz-se como Mestre em Administração de Negócios.

Assim, o MBA é um curso de formação indicado para administradores que trabalham na área de gestão de empresas. O MBA contém disciplinas de recursos humanos, marketing, finanças, contabilidade, entre várias outras.

O MBA é uma modalidade que surgiu nos Estados Unidos da América, sendo considerado um curso de mestrado. No entanto, no Brasil o MBA é visto apenas como uma especialização. Dessa forma, se há interesse em ser reconhecido como mestre em território brasileiro, a indicação é realizar o curso de MBA em escolas no exterior – para que assim também haja maior experiência e vivência com outras culturas.

MBA e uma pós-graduação possuem uma diferença básica: a recomendação para realizar uma pós-graduação está voltada para estudantes que acabaram de se formar na universidade e que desejam melhorar o currículo, bem ganhar experiência para aumentar as chances no mercado de trabalho.

Já o MBA é indicado para estudantes mais experientes, ou seja, para aqueles que já possuem experiência de mercado (pelo menos três anos), que tenham fluência no inglês e que estejam interessados em aumentar sua eficiência no ramo de atuação e a competitividade da organização.

Muitas universidades do Brasil adotaram a sigla MBA para seus cursos de modo que agregue valor nos mesmos, já que há a exploração da sigla e do valor que um MBA possui no exterior.

Para diversos críticos, o MBA não possui tanta diferenciação ou mais qualidade do que um outro curso de especialização voltado para a área de administração de empresas. Aliás, um curso de MBA é dispendioso – com variações conforme a matéria, escola, duração do curso e a própria qualidade. 

O MBA no Brasil é classificado como latu sensu – como uma pós-graduação de curta duração, com carga mínima de 360 horas. Normalmente não há diploma na conclusão, mas somente um certificado. Cursos latu sensu atuam com teorias sobre uma certa área da Administração e instigam os alunos a resolverem problemas e outras situações profissionais.

Um curso de mestrado em si, no Brasil, tem classificação stricto sensu (assim como o doutorado) – possuindo maior duração, com matérias mais abrangentes – instigando os alunos a não só entender as rotinas de uma área empresarial, mas também para terem espírito inovador e de pesquisa. Stricto sensu tem um caráter mais científico.

Ranking MBA

Através de uma lista divulgada em 2014, tem-se o Harvard Business School (localizado nos Estados Unidos) como o melhor MBA.

Em segundo e terceiro lugares têm-se o Stanford Graduate School (dos Estados Unidos também) e o London Business School (da Inglaterra).

A lista contém os 100 melhores cursos de MBA. O Brasil aparece em 79ª posição com o Instituto Coppead de Administração – curso este oferecido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

O significado de MBA está na categoria Significados