Significado de Melancolia

O que é Melancolia

Melancolia é uma palavra que significa tristeza profunda e apatia, estado em que a pessoa acometida se sente bastante abatida e mantém o olhar fixado ao infinito como que se estivesse perdido e como resultado começa a perder peso.

Por vezes, o indivíduo que está no estado de melancolia não possui um motivo aparente que o possa deixar nessa situação emocional, a qual pode durar dias, semanas ou meses. Atualmente, a melancolia é considerada uma doença que expressa uma tristeza constante.

*A definição de tristeza é: estado ou qualidade de triste, falta de alegria.

Melancolia significado/qual o significado de melancolia

Significado da palavra melancolia:

A melancolia se caracteriza por ser um estado mental depressivo que não tem causa definida. Os sintomas de uma pessoa melancólica são praticamente os mesmos de quem sofre de depressão como, por exemplo, falta de energia e ânimo para realizar determinadas atividades.

No clássico texto de Freud, “Luto e Melancolia”, o autor já previa um pouco de dificuldade para conceituar esse estado emocional. De acordo com ele, essa condição é semelhante ao luto, porém sem o contexto da perda. Um dos problemas encontrados por especialistas no assunto está nas diversas formas como ela se manifesta, o que dificulta seu enquadramento em um bloco único.

Na psiquiatria de Freud, em suas pesquisas sobre o superego, uma pessoa em estado de melancolia se define como incapaz, inútil e se culpa por não conseguir realizar bem alguma coisa. Dependendo do caso, algumas nem mesmo se suportam.

Já no Romantismo, a melancolia se apresentava através de um aspecto positivo bastante apreciado. Era considerada como uma doença que possibilitava a pessoa a passar por uma experiência que enriquecia a alma. Dessa forma, o estar melancólico representava um certo requinte/glamour, um status de aprimoramento da alma.

Na ciência da caracterologia, o termo melancolia é definido com um dos quatro tipos de personalidade, marcada por muitas emoções negativas.

Melancolia origem

O termo melancolia é de origem grega melagcholía e deriva do latim melancholĭa, cujo significado é “bílis negra”.

Melancólico significado/o que é melancólico

O significado de melancólico é:

  • O que ou quem está acometido de melancolia, o que é ou está deprimido, carrancudo, triste.

Pessoa melancólica significado

A pessoa melancólica é aquela que vive constantemente introvertida, porém, como é muito emotiva, muitas vezes apresenta outros comportamentos diferentes. Além disso, o melancólico é analítico, perfeccionista, sacrificial e tem natureza extremamente sensível.

Melancolia sintomas

Profissionais da área afirmam que para a pessoa ser diagnosticada com melancolia ela deve ter no mínimo três dos seguintes sintomas:

  • Um estado profundo de tristeza logo pela manhã.
  • Desespero, desânimo ou vazio não proveniente da morte de um ente querido.
  • Agitação.
  • Desaceleração do movimento normal.
  • Perda de peso ou anorexia.
  • Culpa excessiva.
  • Distúrbios psicomotores, etc.

Melancholia filme

Melancholia, ou Melancolia, é o nome de um filme dirigido e escrito pelo cineasta Lars Von Trier lançado em 2011. O filme conta a história de duas irmãs durante e após seus casamentos. A inspiração pelo desenvolvimento do crime se deu através de um acontecimento depressivo sofrido e após ficar sabendo que indivíduos depressivos normalmente ficam calmos diante de cenas depressivas.

O significado de Melancolia está na categoria Significados