Significado de Melodia

O que é Melodia

Melodia é um dos componentes essenciais da música, juntamente com a harmonia e o ritmo. Podemos definir melodia como uma combinação sequencial de notas e silêncios dispostos no tempo de modo a formar um todo harmonioso.

Uma melodia é aquilo que se canta ou o que faz no instrumento o solista. Um solo de guitarra é uma melodia, mas um acorde de guitarra não, este faz parte da harmonia.

Um baterista pode fazer um solo de bateria, mas este não será uma melodia. Uma melodia é somente aquilo que fazem os instrumentos de corda ou de sopro, os instrumentos de percussão são exclusivamente usados para o ritmo.

Assim, para termos uma música ou canção precisamos que os elementos ritmo, harmonia e melodia estejam presentes. O ritmo dirá como os sons serão dispostos no tempo, qual será a lógica da sua disposição, samba, rock, forró, sertanejo e etc. A harmonia será o campo sonoro por onde a melodia poderá existir, será a condição sonora para a sua existência; por exemplo, uma música poderá ter três acordos como sua harmonia: sol, dó e ré. A melodia é a sucessão sonora de notas que “casará”, combinará com o que o ritmo e a harmonia propõe.

O termo melodia vem do grego meloidia e é um substantivo feminino.

O significado de Melodia está na categoria Significados