Significado de Meme

O que é Meme

Meme é um termo que, etimologicamente, vem do grego e significa imitação. Seu conceito atual, porém, nasceu apenas com o advento da Internet e das redes sociais.

Atualmente, com a popularização da Internet, meme acabou ganhando um novo significado e uma nova conotação. Em vez de imitação no sentido de plágio, pense mais em imitação como replicação.

Dentro do contexto da Internet, podemos pensar em Meme como uma espécie de viral, piada coletiva ou acontecimento onde um vídeo, uma frase, um blog, uma hashtag, uma pessoa, uma ideia, uma imagem, uma música etc. atinge uma quantidade muito grande de acessos, e se torna muito popular entre os usuários.

Na internet, memes podem ser tanto regionais, como internacionais e seu significado só é completo se as duas partes de uma comunicaçãoentenderem o meme.

Por exemplo, o meme recente:“Já acabou Jéssica?”, nascido de um vídeo onde duas adolescentes brigam, pode ser facilmente compreendido e utilizado por dois brasileiros, mas dificilmente será entendido por alguém de outro país. Já um meme mais difundido e globalizado, como o Forever Alone (que significa estar sempre sozinho) é compreendido por um grupo maior de pessoas.

Origem de Meme

Foi o zoólogo e escritor chamadoRichard Dawkins quem criou o conceito de meme, em 1976, no livro The Selfish Gene (O Gene Egoísta, em português).

Dawkins conceitualizou que meme seria uma unidade de informação que teria a capacidade de se popularizar ou multiplicar através da troca de ideias e informações entre indivíduos. Mais ou menos como um gene que se propaga de pessoa em pessoa durante gerações dentro de uma família. Contudo, com o potencial de viralização da Internet, podemos entender o meme também como uma bactéria ou vírus que se propaga de indivíduo a indivíduo, através do compartilhamento da mesma unidade de informação e todos os significados que ela carrega.

O significado de Meme está na categoria Significados