Significado de Mensário

O que é Mensário

Mensário é um substantivo masculino e é entendido como uma celebração que ocorre de mês a mês, isto é, mensalmente. É muito utilizada pelas famílias que desejam celebrar o avançar dos meses de seus filhos antes do primeiro ano de nascido (veja mais abaixo).

De acordo com a Língua Portuguesa, mensário também pode significar uma publicação atualizada mensalmente e serve para jornais revistas e demais publicações atualizadas com essa frequência.

Um exemplo é o mensário fiscal, um site de Porto Alegre (RS) que traz informações das áreas trabalhista, fiscal, previdenciária e contábil. Ele existe desde 1957 e além de notícias, oferece um calendário com as obrigações fiscais e tributárias de cada mês.

Mensário pode ser também um sinônimo para mesário, mas desde que seja relativo à mesa ou ao que se come em cima dela. Serve também como membro da mesa de uma corporação ou de uma confraria, por exemplo.

Atenção: não se deve confundir mensário com mesário que trabalha durante as eleições e é responsável por orientar os votantes na cabine de votação.

Comemoração de mensário

Até por conta desta interpretação de mensário para quem festeja o complemento de mês a mês de seus filhos, em especial dos bebês, há a comemoração mensal com direito a bolo e decoração. Geralmente é um mensário simples, com pouca pompa e circunstância, apenas alguns penduricalhos e agrados para lembrar o momento.

Ainda assim, é muito comum ter o mensário do Batman para os meninos e o mensário da Galinha Pintadinha para as meninas. Os enfeites da Disney também são muito buscados, em uma celebração do mensário com Mickey e com a Minnie. Há até enfeites e bolos especiais para comemorar mensário de Natal para os pequenos bebês que ainda não completaram um ano de vida, mas comemoraram mais um mês nesta data tão especial de dezembro.

Compartilhe este significado: