Significado de Mestrado

O que é Mestrado

Mestrado é um substantivo masculino cujo significado serve para indicar um grau acadêmico outorgado a uma pessoa por uma instituição de ensino superior, geralmente uma universidade.

O mestrado é um curso de pós-graduação denominado stricto sensu, isto é, que tem como duração de dois a cinco anos. Ao completar o período de estudos, o acadêmico ganha o título de mestre na área do curso em que ele estudou.

Na etapa do curso de mestrado, o mestrando deve elaborar sua tese de dissertação relativa a um tema que faça parte do curso escolhido e que seja um tema de interesse acadêmico. A dissertação precisará ser apresentada e defendida diante de uma banca de professores, geralmente doutores formados em universidades, que lerão todo o trabalho antecipadamente e avaliarão o conteúdo e sua apresentação, para daí então auferir uma nota ao conjunto do trabalho.

Na chamada hierarquia dos graus acadêmicos, o mestrado está em um nível entre a licenciatura ou o bacharelado e o doutorado.

Ultimamente, tem crescido no Brasil a oferta de cursos de mestrado a distância, graças ao desenvolvimento de tecnologias da informação e também de comunicação, que têm proporcionado aulas interativas, ao vivo e gravadas, que podem ser oferecidas de um ponto para qualquer lugar do mundo. Sendo assim, o mestrado a distância é feito de forma não-presencial, isto é, não há a necessidade de o aluno estar em uma sala com um professor para dar as aulas. O ensino, desta forma, é feito de maneira a agilizar e tornar mais prático o aprendizado, encurtando distâncias.

Há alguns países que incorporaram o mestrado aos cursos de licenciatura, caso de Portugal. Com o chamado Processo de Bolonha (acordo que define o Espaço Europeu de Ensino Superior), os alunos de licenciatura também recebem o título de mestres ao terminarem a graduação, pois os dois cursos são feitos de forma integrada.

O mestrado profissional é outra modalidade de ensino que surgiu recentemente e tem conquistado espaço em muitos lugares. Seu significado é diferenciado, pois nessa forma de ensino, o aluno é qualificado para o mercado de trabalho, bem ao contrário do mestrado tradicional, que prepara o estudante para o ambiente acadêmico.

Há muitas universidades que oferecem mestrados em educação, uma forma bastante importante de especializar os estudos em busca de soluções de ensino capazes de melhorar a educação no Brasil.

A USP tem cursos de mestrado diversos. Eles estão lotados em cada uma de suas faculdades ou mesmo programas de pós-graduação. Por exemplo, a Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo oferece mestrado nessa área do conhecimento, assim como a Faculdade de Educação também oferta aos interessados estudos nesta área.

Há também os programas multidisciplinares, caso do Programa de Pós-Graduação para a América Latina (Prolam), que integra várias disciplinas para a formulação de dissertações de mestrado e teses de doutorado.

Já o mestrado da UFMG tem seus cursos dentro de um programa específico da universidade, que está lotado dentro da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais.

O significado de Mestrado está na categoria Significados