Significado de Metabolismo

O que é Metabolismo

Metabolismo é um substantivo masculino. O termo tem origem na palavra grega metaballein, que significa “mudar, fazer alterações”.

O que é Metabolismo:

O significado de Metabolismo, também chamado de metabolismo celular, é o conjunto de transformações e reações químicas que ocorrem no organismo. Ou seja, é a soma de processos químicos e físicos que acontecem dentro de um organismo vivo.

Em todas as etapas do ciclo de vida de um organismo – seja ele nascer, seja se desenvolver, reproduzir e morrer – há reações bioquímicas ocorrendo incontavelmente no corpo.

Dessa forma, o metabolismo realiza os processos de síntese e degradação (ou seja, decomposição) das células. O metabolismo atua diretamente ligado às enzimas – substâncias proteicas que podem acelerar as reações químicas no organismo. 

Três funções vitais que ocorrem no corpo humano estão relacionadas com o metabolismo:

  • Nutrição: é a inclusão de elementos essenciais no organismo,
  • Respiração: é a oxidação desses mesmos elementos para a produção de energia química,
  • Síntese de moléculas estruturais que utilizam a energia produzida.

O processo metabólico é dividido em dois grupos:

  • Anabolismo (reações anabólicas ou de síntese): é a capacidade do organismo em transformar ou produzir nova matéria orgânica nos seres vivos. Essas novas matérias orgânicas são classificadas como construtivas. De modo mais claro, é a parte do metabolismo que dirige à síntese de moléculas complexas por meio de moléculas simples para que haja desenvolvimento e reparação do organismo.

Exemplos são: a síntese de proteínas no tecido muscular através de aminoácidos; formação de proteínas feitas a partir de carboidratos.

  • Catabolismo (reações de degradação): ao contrário do anabolismo, esta parte do metabolismo trabalha na quebra de substâncias. Há a produção de energia através da decomposição de moléculas (classificadas como destrutivas) ou ainda objetiva gerar pequenas moléculas que as células utilizarão posteriormente.

Exemplos são: o processo de respiração celular, respiração aeróbia e a fermentação.

O metabolismo possui influência de variados fatores, como, por exemplo, a idade do indivíduo, a própria genética, sexo, altura e peso, a prática de atividade física, entre outros. O gasto de energia (de mais ou menos energia), portanto, depende desses fatores.

É por isso que várias pessoas possuem dificuldades para engordar, mesmo comendo muito e de tudo, enquanto outras enfrentam dificuldades para emagrecer.

Aquelas pessoas magras e que possuem problemas para engordar possuem um metabolismo rápido – que consiste na queima anormal de calorias. Embora pareça o tipo de metabolismo ideal, quem sofre com metabolismo rápido pode ter problemas em ganhar massa muscular e ter sua saúde afetada. Por exemplo, haverá perda de peso quando se está adoentado e também os problemas com a própria estética.

O metabolismo lento acomete as pessoas que possuem dificuldade para emagrecer, e por isso, tem um gasto de energia menor do que é considerado normal. Assim, uma pessoa com metabolismo lento pode ter um acúmulo de calorias além do necessário, criando situações de sobrepeso ou de obesidade.

É claro que com a idade se torna um fator importante na tendência de deixar o organismo mais lento para realizar o processo de metabolismo. Contudo, é possível acelerar o metabolismo através de alterações diárias, como:

  • Maior consumo de água,
  • Prática de exercícios aeróbicos,
  • Evitar consumo de gorduras trans,
  • Ter refeições corretas e frequentes (de 3 em 3 horas é interessante se alimentar para melhorar o ritmo do organismo).

Um estilo de vida saudável é a melhor alternativa para acelerar um metabolismo lento.

Metabolismo basal

Metabolismo basal é o nome dado a quantidade de calorias/energia que o organismo consome (e que necessita) para manter as funções vitais (como a respiração e os batimentos cardíacos) do corpo em repouso absoluto para não danificar quaisquer órgãos internos.

O metabolismo basal é variável de pessoa para pessoa, dependendo do tamanho (quanto mais alta uma pessoa, maior o metabolismo basal), da idade (quanto mais velha uma pessoa é, menos o metabolismo basal) e do sexo (é um pouco menor no sexo feminino).

Assim sendo, o metabolismo procura manter a pessoa viva.

O significado de Metabolismo está na categoria Significados