Significado de Método Científico

O que é Método Científico

Método Científico pode ser entendido como um conjunto das normas básicas (trâmites ou regras) empregadas para a produção de conhecimentos que têm o rigor da ciência.

Portanto, o significado de Método Científico é um método indispensável usado para a pesquisa e comprovação de um determinado conteúdo – para obter conhecimentos essenciais através de instrumentos confiáveis, assim como serve para corrigir (evoluir) e integrar conhecimentos que já existem.

A metodologia científica foi desenvolvida por meio dos pensamentos de Descartes (filósofo, físico e matemático francês). Para ele, a verdade só poderia ser encontrada através da existência de uma dúvida, tendo a questão dividida em partes menores para que fosse possível incorporar diversas variáveis gradualmente até que se chegasse em uma descrição do todo. A pesquisa científica foi iniciada a partir dessas características.

O método científico, assim, trabalha em observar sistematicamente os fatos, posteriormente realizando experiências, deduções lógicas para, em seguida, comprovar cientificamente os resultados obtidos.

Muitos autores afirmam que o método científico é a lógica aplicada à ciência.

Embora o método científico seja dividido em observação, formulação de hipótese, experimentação, interpretação de resultados e conclusão, nem sempre é necessário cumprir todas as etapas, assim como não há um tempo pré-determinado para que cada etapa seja feita.

Um exemplo desse caso é Charles Darwin, naturalista inglês que por aproximadamente 20 anos fez a análise de dados que colheu em pesquisas. Seu trabalho consiste, basicamente, em investigação – isto é, ele não passou pela experimentação.

O método científico é a ferramenta usada por um pesquisador. No fim de seu processo de pesquisa, ele deve apresentar uma teoria ou modelo (um artigo científico, por exemplo) que deve responder questões iniciais e aquelas que surgiram durante a pesquisa, além de oferecer previsões para que futuros experimentos e estudos possam modificar a teoria.

Além disso, o método científico se torna uma maneira de comprovar a veracidade de teses que foram desacreditadas pelo ceticismo.

O antônimo de método científico é o método empírico – que usa somente a experiência como base para seu processo de estudo.

O significado de Método Científico está na categoria Significados