Significado de Metodologia

O que é Metodologia

Metodologia é um substantivo feminino. Duas origens podem ser apontadas:

  • Diz que o termo é uma palavra composto de três vocábulos gregos, onde: metà (significa “para além de”), odòs (que significa “caminho”) e logos (que significa “estudo”).
  • Diz-se que é uma palavra derivada do termo método, que vem do Latim methodus, que significa “caminho ou a via para a realização de algo”.

O que é Metodologia:

Através do termo método, é possível explicar o significado de metodologia como um processo que objetiva atingir um determinado fim ou para atingir o conhecimento.

A metodologia é uma área que ensina os melhores métodos praticados em determinado campo a fim de produzir conhecimento.

O termo metodologia ainda é conhecido como um conjunto de regras que beneficia uma disciplina. Por exemplo, quando um indivíduo comenta que irá utilizar uma determinada metodologia, isso significa que ele estará usando normas, técnicas e conhecidos já definidos, ou seja, que já foram elaborados e é de conhecimento extensivo.

Antigamente, a metodologia era conceituada como uma parte integrante da lógica e que se focava em modalidades diversas de pensamento e em suas aplicações. Após, essa definição acabou sendo abandonada, já que os métodos podem ser aplicados em inúmeras áreas do saber.

A metodologia pode envolver ainda processos determinados, bem como disciplina específica, ou maneira e forma de se realizar algo. É possível afirmar ainda que a metodologia aborda hipóteses também.

Cada área tem uma metodologia própria que também varia de acordo com a sua natureza. Por isso, existem metodologias de pesquisa quantitativa, qualitativa, básica ou aplicada.

Metodologia científica

A metodologia científica trabalha com métodos científicos, que tem como objetivo coletar dados e realizar uma meticulosa investigação sobre um tema, de modo que um resultado ou um fim seja alcançável.

Envolve diferentes ciências, baseando-se em análises sistemáticas de fenômenos, bem como na organização de princípios. Envolve também os processos experimentais e racionais.

A metodologia científica, portanto, trabalha com técnicas, instrumentos e objetivos.

É através da investigação científica que o conhecimento científico será conquistado.

Metodologia de ensino

A metodologia de ensino é o nome substituto do termo “didática”. Esse tipo de metodologia é parte da pedagogia, que envolve informação, controle, organização e aprendizado, ou seja, transmite o conhecimento em vários sentidos.

Uma prática de ensino faz parte de cada matéria disciplinar, como em matemática, física ou mesmo em aulas de língua inglesa.

Atualmente, o Brasil utiliza quatro métodos de ensino:

  • O método tradicional (chamado também de ensino conteudista),
  • O método construtivo (criado por Piaget),
  • O método sociointeracionismo (criado por Vygotsky), e
  • O método montessoriano (criado por Maria Montessori).

Metodologia e TCC

A metodologia no TCC (o trabalho de conclusão de curso) é utilizada para descrever minuciosa e rigorosamente as técnicas utilizadas nas atividades de pesquisa e o objeto de estudo.

No desenvolvimento do TCC, exige-se as normas exigidas por parte da metodologia da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.

 

O significado de Metodologia está na categoria Significados