Significado de Mezanino

O que é Mezanino

Mezanino é um substantivo masculino com origem na palavra em Italiano mezzanino.

O que é Mezanino:

O significado de Mezanino é um pavimento que se localiza entre o térreo e o primeiro andar de um prédio.

Este local pode ser acessado através de uma escadaria que se encontra no térreo ou mesmo através do elevador. Além disso, pode ser utilizado em ambientes onde o pé-direito é alto, assim aproveita-se espaço.

O mezanino é, geralmente, utilizado como uma área aberta e possui comunicação com o ambiente inferior. O mezanino não é considerado um andar, mas sim um local que pode ser usado como salão de festas ou salão de jogos, por exemplo.

Por isso, mezanino pode ser definido como o piso intermediário que interliga dois pavimentos (o andar térreo e o primeiro andar).

Os mezaninos são comumente vistos em locais industriais, lojas, bares, restaurantes, armazéns e outros lugares que possuem uma área com alturas consideráveis (em média a altura entre o chão e o teto, em restaurantes ou bares, por exemplo, é de 2,70 metros). Por exemplo, o mezanino será de grande utilidade para manter estoques de produtos ou materiais, sem atrapalhar outros locais do estabelecimento e por aproveitar todo o espaço disponível.

Em casas residenciais, o mezanino tem como finalidade trazer modernidade e sofisticação, sendo uma sacada que foi construída no interior da residência – normalmente na sala de estar. O mezanino não cobre toda a área e é acessível através de uma escada. O mezanino metálico é uma ótima opção pela resistência que fornece, além de garantir um bom custo se comparado com outros materiais.

Assim, há uma ampliação da área útil por ser um novo ambiente para construção, podendo ser um espaço para um novo quarto, sala de televisão, ambiente de leitura, entre outras opções. Casas de madeira ou chalés são exemplos de residências que apresentam mezaninos com frequência.

O significado de Mezanino está na categoria Significados