Significado de Minuta

O que é Minuta

Minuta é um substantivo feminino que se refere a uma redação que ainda não é definitiva, isto é, de um texto que ainda não se encontra em sua versão final, o que significa que o mesmo ainda é um rascunho, um esboço. Minuta também é considerada a redação inicial de um documento.

Minuta de Jurisprudência

No direito, minuta significa uma petição na qual se apresenta recurso contra uma injustiça, sendo ela potencial ou confirmada. Tal procedimento é chamado de agravo e representa a defesa contra uma potencial ou real injustiça que fora cometida contra o requerente.

Minuta de contrato

Minuta de contrato apresenta seu significado ligado ao próprio sentido original da palavra, ou seja, no sentido de que é um texto escrito de forma não definitiva, servindo como texto provisório entre as partes. Após um período de maior análise a minuta de contrato poderá ser redigida ou reescrita, de modo a atender os interesses de ambas as partes para que então haja uma versão final do contrato

Minuta de restaurante

No Brasil pode-se perceber o uso da palavra minuta também no meio gastronômico, em razão de que alguns restaurantes costumam utilizar o termo minuta para fazer menção à refeições que podem ser feitas instantaneamente, isto é, em poucos momentos após a realização do pedido pelo cliente.

 

O significado de Minuta está na categoria Significados