Significado de Missão

O que é Missão

Missão é um encargo, um propósito. É uma atribuição distinta que é conferida a alguém que precisa realizar algo. É um compromisso, um dever a executar.

O que é Missão:

O termo Missão também pode ser empregado para se referir a um agrupamento de pessoas que aceitam uma incumbência que deve ser cumprida em prol de algo maior, como por exemplo, uma missão diplomática, religiosa, educacional, médica, cientifica, dentre muitas outras.

No cristianismo, o termo missão é empregado com o objetivo de espalhar e promover as palavras do Evangelho dentre todos os povos. Os missionários são pessoas que abdicam de tudo em prol de pregar a sua fé e a palavra do Senhor em todos os lugares do planeta terra.

Missão Portas Abertas ou Open Doors é uma organização cristã internacional fundada pelo holandês Anne Van der Biji ou irmão André, como ficou conhecido.

Hoje essa missão está espalhada por mais de 60 países. O principal objetivo desse povo é o de levar a palavra de Jesus a todos que estão sendo ameaçados ou condenados.

Outros sinônimos podem ser usados para substituir essa palavra, dentre elas estão: encargo, incumbência, tarefa, compromisso, obrigação, delegação, representação, cargo, função, dentre outras.

Visão, missão e valores de uma empresa.

Missão, visão e valores são os principais focos de qualquer empresa. Eles são os pilares essenciais para determinar e definir quais serão suas regras, normas, objetivos e metas.  

Serão eles que determinarão o caminho que uma empresa deverá seguir. Desde um simples ato de motivação entre funcionários, até o tipo de posicionamento da empresa diante de seus consumidores. Esses três fatores serão imprescindíveis para que sua marca seja reconhecida e respeitada no mercado em que atua.    

A missão de uma empresa é a razão dela existir. É sua proposta de entrega de um trabalho de qualidade para seu consumidor. É claro que essa missão pode sofrer modificações no decorrer dos anos, mas o seu principal objetivo é ter sua marca reconhecida pela a excelência naquilo que realiza.

Empresas como a Fiat, o Banco do Brasil, Banco Bradesco e muitas outras empresas, por exemplo, têm uma missão especifica de acordo com as necessidades dos seus clientes.  

Visão é o planejamento que se faz sobre o futuro de uma empresa. O que se espera alcançar com o tempo e com o trabalho realizado. São as metas e os objetivos colocados no plano de negócio, por exemplo.

Observe a opinião de alguns especialistas sobre o tema.

Visão é:

“Articulações das aspirações de uma empresa a respeito de seu futuro”. (Hart)

“Algo que se vislumbre para o futuro desejado da empresa”. (Quigley)

Valores são os paradigmas mais importantes para o mercado e seus consumidores, ou seja, a forma de conduta adotada por uma empresa é o que norteia seus princípios e suas crenças. Toda empresa deve ter seus próprios valores e compartilhá-los com seus funcionários, colaboradores, fornecedores e clientes, criando assim, uma imagem positiva no mercado.