Significado de Mnemônico

O que é Mnemônico

Mnemônico é um conjunto de técnicas que são empregadas para criar uma ligação ou conexão para reavivar, ativar e facilitar o processo de memorização.

O termo provém do grego “mnasthai”, e significa “lembrar-se”. Essa palavra também é associada à “Mnemósine” (deusa grega Titânide) - nome associado à condição da memória.

A técnica consiste em empregar estratégias que desperte e ative a memória da pessoa. Podem ser utilizados como suporte para atingir esse objetivo: esquemas, gráficos, símbolos, músicas, palavras ou frases que estão conectados aos assuntos que se deseja memorizar.

Quando os mecanismos da memória são despertados com um método de associação, é bem mais fácil assimilar e ampliar o conhecimento adquirido.

Estudos comprovam que a mente humana tem mais facilidade para memorizar dados e informações quando estão associados a um fator pessoal, espacial ou a algo importante.

Para que essas técnicas funcionem, é preciso que elas façam sentido e que não sejam de difícil assimilação, isto é, tem que ser algo descomplicado e de fácil associação.

Essas técnicas podem ser utilizadas em todos os campos de atuação, tais como, no estudo da física para decorar fórmulas, para saber quais meses do ano tem 30 ou 31 dias, na química para ajudar a guardar elementos da tabela periódica e muitos outros.

Exemplos de técnicas mnemônicas na área do Direito

  • Um bom exemplo que pode ser usado para decorar o que diz o artigo 121 do Código Penal, é memorizar a frase o Mal ReSeVia, que seria o mesmo que dizer: Mal = Matar Alguém  Re = Reclusão  Se = Seis Vi = a Vinte anos (matar alguém é reclusão de 6 a 20 anos)
  • Quando questionado a respeito dos princípios constitucionais do Direito Administrativo, basta lembrar a palavra “LIMPE”, que todos os estudantes de Direito farão logo a seguinte associação: Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência.

O significado de Mnemônico está na categoria Significados