Significado de Mocorongo

O que é Mocorongo

Mocorongo é um termo que faz parte do vocabulário popular brasileiro, usado como sinônimo de caipira ou daquele que vive na roça. Este é o mais conhecido e utilizado, dentre os significados do termo. Dependendo do contexto em que é utilizada, a palavra mocorongo pode adquirir uma conotação pejorativa. Neste sentido, pessoa mocoronga é uma pessoa de mau gosto e sem habilidades sociais.

O que é Mocorongo?

Entre os possíveis significados de mocorongo, também temos:

  • Mulato de pele escura;
  • Indivíduo natural de Santarém/Pará;
  • Palhaço da Folia de Reis.

Embora a palavra mocorongo possua distintos significados, seu uso mais frequente é no sentido de roceiro, de pessoa de pouca instrução e modos rústicos, tola e ignorante.

Não há consenso sobre a origem do termo mocorongo. Há distintas versões que explicam como o vocábulo entrou para a língua portuguesa e os distintos significados por ele adquiridos.

Sobre a origem do termo mocorongo como topônimo gentílico utilizado para quem nasce na região de Santarém, no estado do Pará, existe uma versão segundo a qual a palavra vem do Tupi Guarani. Mocorongo seria uma denominação usada pelos colonos vindos do Rio Grande do Sul para a região, e seria uma denominação pejorativa, fazendo referência às características do povo da região. Com o passar do tempo, o termo se popularizou e os indivíduos nascidos em Santarém passaram a autodenominar-se mocorongos. É importante ressaltar que esta explicação sobre a origem e significados da palavra mocorongo não é embasada por nenhum estudo histórico/etimológico. E, em função da conotação negativa do termo mocorongo e sua difusão, muitos dos nascidos em Santarém, hoje em dia, preferem ser chamados de santarenos.

Existe também a hipótese de que mocorongo seja uma palavra de origem africana, especificamente procedente da palavra em quinguana (dialeto do suaíle) kolongo, cujos significados podem ser traduzidos como “pequeno macaco”.

Mocorongo militar; mocorongo é uma gíria utilizada entre os militares, que serve para denominar os indivíduos sem destreza e habilidades, desajeitados. A expressão “mocorongo acerta o passo”, também faz parte do jargão militar e faz uma alusão a tais indivíduos.

Mocorongo almofadinha; esta expressão tem seus significados relacionado a um episódio, dublado em português, do seriado mexicano Chaves. O personagem Seu Madruga fala para sua filha, Chiquinha: “Chiquinha eu já disse pra não se juntar com Mocorongos almofadinhas”, se referindo ao personagem Quico.

Mocorongo: sinônimo

Caipira é sinônimo de mocorongo.

O significado de Mocorongo está na categoria Significados