Significado de Monopólio

O que é Monopólio

Monopólio é uma palavra de origem grega, oriunda de “monos” que quer dizer “um” ou “único” e polein que pode ser traduzida como “vender”. Monopólio é uma situação em que determinada fatia do mercado é dominada por uma única empresa.

O que é Monopólio

Num monopólio uma empresa tem o privilégio de ser a única a explorar um mercado, não tendo concorrência e assim controlando um nicho econômico estabelecendo preços e qualidade de acordo com seu interesse sem precisar se ater as reais demandas do mercado.

Quando uma empresa tem o direito ou a posse de um mercado, explorando-o de forma exclusiva, temos caracterizado o monopólio. Com isso, a empresa pode cobrar preços elevados por seus produtos sem se preocupar com a concorrência, pois ela é a única fonte que o mercado tem de determinado bem. Ao mesmo tempo, conforme o contexto, a empresa pode cobrar preços bem baixos impedindo que outra empresa explore o mercado, pois não seria possível concorrer, dado que o investimento e o empenho não valeriam a pena do ponto de vista empresarial.

Um monopólio não é algo bem visto pelos economistas e cientistas sociais de modo geral, pois a ideia de monopólio vai contra o princípio de livre mercado e democracia, permitindo que uma única organização lucre em um espaço que deveria haver livre concorrência, onde várias organizações deveriam competir para fornecer os melhores produtos e serviços, pelos melhores preços, favorecendo aos consumidores e a sociedade de um modo geral. Um monopólio tende a não garantir preços justos e qualidade.

Grande parte dos países possuem leis que impedem a formação de monopólios, garantindo a livre iniciativa e a livre concorrência, contudo, algumas vezes o próprio governo investe em um monopólio para garantir a exploração exclusiva de determinado setor do mercado, como é o caso da Petrobras, empresa pública brasileira que detém a exclusividade de exploração de petróleo em território nacional.

Durante a história da humanidade, sempre houve monopólios, até a idade contemporânea diversos mercados foram explorados de forma monopolista e não haviam maneiras de impedir que isso acontecesse. Contudo, com o florescimento dos ideais liberais e a consolidação dos ideais republicanos e democráticos a partir sobretudo do século XIX os monopólios foram cada vez mais combatidos em prol de uma exploração mais justa do mercado.

Oligopólio

Enquanto que no monopólio vemos uma única empresa detendo todo o mercado, no oligopólio vemos um pequeno grupo de empresas atuando e controlando um setor da economia.

O significado de Monopólio está na categoria Significados