Significado de Monopolizar

O que é Monopolizar

Monopolizar tem como significados principais: usar exclusivamente algo; pegar apenas para si mesmo; tomar conta do assunto, conversa; quando não existe concorrência; ser o único concorrente de determinada indústria, ou tendo influência total no mercado.

Portanto, monopolizar significa dominar, sobressair, ter a exclusividade de algo. Por exemplo, se determinada turma tem o poder todo de decisão perante os restantes alunos de uma escola, então podemos dizer que ele monopolizam a escola inteira.

O mesmo se passa com um posto de gasolina sem concorrência perto. Ele poderá cobrar o preço que quiser de seus consumidores, principalmente pelo fato de as pessoas precisarem de seus serviços, sejam eles caros ou barato.

O que é Monopolizar:

Monopolizar tem, entre os seus diversos significados, o fato de vender sem haver outro competidor, ou seja, uma empresa dominando o mercado.

Outros significados:

  • Dominar
  • Sobressair
  • Chamar à atenção
  • Ter exclusividade de algo

No caso particular da economia, a monopolização diz respeito à concorrência imperfeita, podendo dizer mesmo desleal, onde uma só empresa tem controle sobre todo o mercado de um dado serviço, ou produto, o que faz com que o preço desse bem ou serviço seja elevado.

O significado de monopolizar vai ainda mais além, podendo adquirir outros significados, como:

  • Traficar
  • Explorar
  • Possuir direitos exclusivos
  • Possuir privilégios exclusivos
  • Praticar o monopólio
  • Dominar o mercado

Portanto, um dos significados de monopolizar é açambarcar uma mercadoria, retirando de circulação esse produto para que se consiga vender a preços bem mais elevados dos que os que são praticados em outras regiões.

Para sintetizar, os significados deste conceito apontam sempre para a detenção de monopólio, onde o mercado é dominado por um, ou um pequeno grupo, monopolista, o qual fixa os preços de determinado produto ou serviço.

Geralmente, os países têm leis que impedem a formação de monopólio, embora em alguns casos seja difícil de provar, principalmente em pequenos grupos de grandes empresas que se juntam de forma a combinarem os preços de venda ao público do produto que estão vendendo.