Significado de Monotonia

O que é Monotonia

Monotonia é uma palavra de origem, grega, “monotonía”, sendo formada pela junção dos termos “monos”, cujo significado é “único”, “isolado”, e de “tonos”, que tem o significado de falta de variedade, especificamente em relação a um ritmo constante, sem alterações.

O que é monotonia?

Monotonia é um substantivo que indica a inexistência de variedade em algum coisa, sendo a qualidade do que é monótono, que não possui variação, significando invariabilidade de tom, sensaboria ou insipidez.

A monotonia é designativo de uma pessoa que usa o mesmo tom de voz, em todo o seu discurso, falando numa mesma tonalidade e se tornando, aos poucos, enfadonha, cansativa de se ouvir, provocadora de sono na plateia que a ouve.

Podemos também relacionar a monotonia como uma forma de escrita em determinada obra literária, que cansa a leitura, que não atrai a atenção, que não apresenta os altos e baixos necessários para se tornar uma obra de interesse.

Em pintura, a monotonia é a falta de gradações nas tonalidades de uma obra, tornando-a menos apelativa para os apreciadores, sem algo mais que possa atrair a atenção.

A música que apresenta monotonia é um tipo de som sem alterações na tonalidade, num mesmo ritmo que provoca sono, relaxamento, induzindo ao descanso.

A monotonia também pode ser aplicada à vida das pessoas, sendo uma situação que leva ao tédio, estando relacionada com rotinas e regularidade o tempo todo, sem maiores surpresas. Uma vida é considerada monótona quando não existem alterações de hábitos, onde o indivíduo está sempre envolvido com as mesmas atividades e tarefas, tornando a vida sem sabor maior.

Monotonia na Matemática

A monotonia também pode ser aplicada em Matemática, numa função cuja principal característica seja manter ou inverter a relação de ordem entre dois conjuntos ordenados, tornando-a passível de solução de qualquer lado.

Monotonia no trabalho

No mercado de trabalho a monotonia é algo bastante comum. Existem determinadas áreas de atividade em que o trabalhador é obrigado a realizar tarefas mecânicas, repetitivas e monótonas, trazendo até mesmo falta de motivação para o trabalhador, que não tem como desenvolver novas habilidades ou competências.

A monotonia no trabalho pode provocar desgaste emocional, criando transtornos mentais, podendo mesmo levar uma pessoa à depressão. Em alguns casos, a ação repetitiva dentro de um trabalho monótono também é responsável pela LER – Lesão por Esforço Repetitivo, tornando-se causa de afastamento por invalidez, já que provoca lesão em tendões e músculos, causando terríveis dores ao trabalhador.

O significado de Monotonia está na categoria Significados