Significado de Moral

O que é Moral

Moral é um substantivo que pode ser tanto masculino como feminino, sempre dependendo do contexto. O termo tem origem na palavra latina moralis, que significa “relacionado aos costumes”.

O termo moral também pode ser um adjetivo quando este é utilizado para descrever alguém ou um comportamento. “Ter moral” ou “ser de moral” refere-se a uma pessoa com bons costumes e que se comporta de maneira adequada e aceita pelas convenções sociais.

O que é Moral?

O significado de Moral é parecido com sua origem, sendo que pode ser definido como o conjunto de regras a serem seguidas que são englobadas por meio da cultura, da tradição, da educação e do cotidiano.

Isso quer dizer que moral está relacionado com o comportamento do ser humano que é aceito, espero e também incentivado por outros seres humanos dentro de uma sociedade.

Esse conjunto de regras compreende crenças, valores e normas que determinar o que é certo e o que é errado, o que é bom e o que é mal dentro do convívio social. As regras determinadas pela moral controlam o modo de agir dos indivíduos, tendo relação direta com o significado de bons costumes e moralidade.

Os valores morais são transmitidos de geração para geração. Atualmente, concorda-se que a moral também é transmitida através dos meios de comunicação graças ao desenvolvimento e avanços da tecnologia. Princípios morais, tais como o respeito e a honestidade são considerados valores universais.

Diferentes tipos de moral (existentes em épocas, sociedades, grupos e classes sociais diferentes) são e irão ser explicadas através de teorias desenvolvidas pela antropologia, psicanálise e sociologia.

Além dessas ciências, a moral já está presente há mais de 20 séculos: é uma reflexão filosófica que faz parte de um dos temas principais da ética.

Ainda na filosofia, moral possui maior significância que a ética, onde a moral determina as “ciências do espírito” – aquelas que contemplam as manifestações não físicas presentes no ser humano.

Há portanto a moral objetiva: que aborda a obediências para as leis morais e a moral subjetiva: aquela que trata do cumprimento de uma obrigação através de um ato de sua própria vontade.

Uma dúvida muito popular é a relação entre as palavras moral, imoral e amoral.

Imoral tem como definição os comportamentos ou situações que contrariam os princípios determinados pela moral. Um exemplo é a falta de indecência.

Já amoral tem como definição os comportamentos ou situações que não se tenha conhecimento sobre o que é moral, ou seja, o indivíduo amoral é aquele que não sabe e não tem interesse em saber ds princípios morais de um determinado grupo ou sociedade. Assim, ele não os segue.

Ética e moral

Há uma relação íntima entre os conceitos de ética e moral, porém ambos possuem significados diferentes.

Como foi entendido, moral trata dos costumes aceitos para que um indivíduo consiga viver em sociedade. A moral vai orientar o comportamento do ser humano para que ele entenda o que é aceito e o que não, o que é criticável e o que não, por exemplo.

A ética, por outro lado, estuda a moral – analisando-a de forma crítica e científica. A ética tem como objetivo julgar o comportamento moral de cada pessoa dentro do seu meio de convívio.

O que a moral e a ética possuem em comum é o desejo de buscar o bem-estar social.

Assédio moral

O assédio moral é definido como o comportamento de um indivíduo que foge às regras estabelecidas socialmente. O termo é utilizado para apontar certos comportamentos dentro de um ambiente de trabalho.

Por isso, quando um funcionário é submetido a situações de vexame, humilhado, criticado, xingando e maltratado constantemente tem-se um ato de assédio moral. Ele degrada as condições de trabalho através de atitudes e condutas negativas do chefe perante os seus subordinados, impactando profundamente o aspecto emocional do trabalhador, bem como acarretando prejuízos para a organização.

O assédio moral está presente no artigo 483 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Moral da história

Moral da história é uma expressão comumente utilizada para referir-se a uma lição que pode ser tirada de uma história, conto ou livro, por exemplo.

A moral da história está presente com mais frequência na literatura infantil, para que seja possível transmitir valores morais para as crianças e que, para futuramente, serem aplicados nas relações sociais.

Exemplo “A moral da história deste conto, meu filho, é que o bem sempre vence o mal.”

O significado de Moral está na categoria Significados