Significado de Morfologia

O que é Morfologia

Morfologia é um substantivo feminino que se origina do Grego morphe, que significa “forma, aparência”, mais logos, que quer dizer “palavra, estudo, tratado”.

O que é Morfologia:

Morfologia é o que trata as formas que a matéria pode ter. Entretanto, o significado de Morfologia pode abranger também o estudo da forma, do aspecto e da aparência de algo.

Ou seja, pode-se estudar a morfologia dos seres vivos, da matéria, das partes que compõem um vegetal, da aparência exterior dos órgãos.

No caso, a morfologia vegetal é o lado da Botânica que trata das formas e estruturas presentes nos organismos vegetais. Na Biologia, a morfologia estuda os seres vivos (ou parte dele) – tornando-se uma tarefa essencial para que se identifique e classifique as espécies, dividindo-se em dois tipos:

  • Anatomia – visão macroscópica,
  • Histologia – visão microscópica.

Na Sociologia, a morfologia se qualifica como o estudo e classificação das formas e estruturas da vida social.

Morfologia na língua portuguesa

Na área da Gramática, a morfologia tem seu significado bem conhecido, sendo definida como a seção ou parte gramatical que se dedica ao estudo da estrutura, do desenvolvimento e da classificação das palavras. A característica peculiar da morfologia, nesse âmbito, é estudar as palavras de maneira isolada e não dentro de sua participação no período ou frase.

A morfologia se divide em dez classes, que são denominadas de classes gramaticais ou classes de palavras que são:

  1. Substantivo: palavra que dá nome ao ser, separando-se em: comum, coletivo, próprio, concreto, concreto e abstrato,
  2. Artigo: palavra que determina o substantivo, classificando-se em definido(a) e indefinido(a),
  3. Adjetivo: palavra que caracteriza o substantivo, podendo ser primitivo, derivado, simples e composto,
  4. Numeral: palavra que dá ideia de número ao substantivo, podendo indicar quantidade, ordem, multiplicação ou fração; e tem como classificação: cardinal, ordinal, multiplicativo e fracionário,
  5. Pronome: palavra que acompanha ou substitui o substantivo, classificando-se em pessoais, possessivos, demonstrativos, indefinidos, interrogativos e relativos,
  6. Verbo: palavra que expressa ação, estado e fenômeno da natureza situados no tempo,
  7. Advérbio: palavra que determina as circunstâncias em que ocorre a ação verbal, classificando-se em tempo, lugar, modo, afirmação, negação, dúvida e intensidade,
  8. Preposição: palavra invariável que serve como elemento de ligação entre dois termos,
  9. Conjunção: palavra que é um outro elemento de ligação entre dois termos semelhantes de uma mesma oração ou mesmo duas orações, dividindo-se em coordenativas e subordinativas, e
  10. Interjeição: palavras que expressam um sentimento.

Morfologia e Sintaxe

Ao contrário da morfologia, a sintaxe se classifica como a parte da Gramática que estuda os significados das palavras dentro de uma oração, período ou frase, isto é, é entender a relação lógica das palavras, analisando cada elemento que as constituem, como, por exemplo, as funções de sujeito, predicado, complemento nominal, aposto, vocativo, entre outros.

O significado de Morfologia está na categoria Significados