Significado de Mosteiro

O que é Mosteiro

Mosteiro é uma construção gigantesca onde membros de ordens religiosas residem em comunidade.

Etimologia da palavra mosteiro

O termo mosteiro ou monastério provém do grego "monasterion", do radical "monos" = sozinho (inicialmente todos os monges cristãos eram eremitas, isto é, pessoas que viviam sozinhas, isoladas) e o sufixo "-terion" = lugar para fazer algo.

O mosteiro era um local onde os monges buscavam para ter uma vida simples, longe das perdições do mundo e da cobiça de bens materiais. Eram eremitas que procuravam se dedicar a uma vida de penitências e flagelos.

Os cristãos que viviam nesse estabelecimento faziam votos de pobreza e castidade. Sua vida era voltada à prática do bem e da caridade. Também passavam muito tempo em orações, estudos, fazendo meditações e principalmente jejuando para alcançar a graça e a piedade divina.

Os monges beneditinos foram os primeiros cristãos que se dedicaram a viver desta forma. Eles trabalhavam na lavoura para garantir sua alimentação e dedicavam-se ao ensino e também aos estudos. Foram eles que criaram as escolas monásticas, que no começo serviam apenas para os futuros monges, mas que depois se tornaram uma escola aberta para todas as pessoas, os chamados ignorantes.   

Dentro dos mosteiros havia uma divisão de poder parecido com a dos nobres e de seus feudos, ou seja, era uma organização bem estruturada, onde os monges superiores ditavam as condutas e as regras que todos deviam obedecer. 

Essa forma de viver causou grande influência durante a Idade Média.

Um bom exemplo desse tipo de construção é o Mosteiro dos Jerónimos, situada na cidade de Lisboa em Portugal, que foi encomendado pelo rei D. Manuel, no ano de 1502, e feito com uma magnífica arquitetura manuelina. Em 2007 ele foi considerado pela UNESCO como Patrimônio Mundial.

A Ordem de São Bento ou Ordem Beneditina é a maior e mais famosa ordem monástica do mundo. O Mosteiro de Monte Cassino foi fundado no século VI, na Itália.

A regra mais importante da ordem dos beneditinos foi criada por São Bento de Núrsia, que inspirou várias sociedades religiosas. São Bento pregou a seguinte conduta: “ora et labora”, ou seja, “ore e trabalhe”. Seu princípio conseguiu mudar a mentalidade das pessoas daquela época, inclusive do povo europeu.

Origem dos mosteiros

A história diz que os primeiros mosteiros surgiram no século VI, antes de Cristo, por intermédio do príncipe Sidarta Gautama, que ficou conhecido pelo nome Shakyamuni, um guia espiritual que fundou o Budismo.

Ele era um mestre espiritual que foi seguido por diversas pessoas que o admiravam por sua grandeza de espírito, por sua sabedoria e amor ao próximo. Ele era chamado de “O Iluminado ou Buda”. Muitos passaram a seguir sua doutrina e seus conhecimentos.

Depois da morte de Buda seus discípulos se espalharam por todo continente asiático. Foram esses seguidores os primeiros monges budistas que passaram a viver isolados, longe de todos, meditando e dedicando sua vida a espiritualidade. Eles acabaram criando e espalhando os primeiros mosteiros pelo mundo.

Mosteiro da Ressurreição

O mosteiro da Ressurreição foi fundado em 1981, na zona rural da cidade de Ponta Grossa, no Paraná. Hoje é uma comunidade de monges beneditinos.

Você pode encontrar informações sobre ele no site da instituição, mais conhecida por “Abadia da Ressurreição”.  

O significado de Mosteiro está na categoria Significados