Significado de Mulambo

O que é Mulambo

Mulambo é um termo que tem origem angolana e chegou ao Brasil durante a época da escravatura.

Estudos dizem que o termo é proveniente do idioma quimbundo que era utilizado em Angola. Seguindo essa ideia, os escravos que aqui chegaram e que conseguiam fugir de seus donos, se escondiam nos quilombos e utilizavam o seu dialeto para se comunicarem.

Há também a teoria de que os Senhores de Engenho, os donos dos escravos, utilizavam o termo “mulambo” para caracterizar o escravo que andava maltrapilhos, com roupas surradas, sujas e muito velhas.

Mulambo, hoje, acabou assumindo esse sentido, sendo utilizado com valor pejorativo para designar uma pessoa suja e mal vestida.

Lenda de Maria Mulambo da Lixeira

Existe uma lenda sobre uma jovem chamada Maria Mulambo da Lixeira. É a história de uma moça muito rica e bondosa, filha de um senhor muito rico e de uma escrava.

Após a morte do pai, as pessoas não a respeitavam mais. Então ela passou a andar e a ajudar os mais necessitados, até o dia em que conheceu um homem por quem se apaixonou, mas acabou sendo traída e roubada por ele.

Maria passou a viver nas ruas e suas roupas tornaram-se maltrapilhas, até o dia em que uma dona de cabaré a convidou para trabalhar com ela.

Quando seu marido ficou sabendo da novidade, ele a esfaqueia e diz que ela não será nem dele e nem de mais ninguém.

A partir de então, Maria Mulambo passou a ser considerada como a protetora das pessoas que sofrem traição e intercedente dos casais. Seu Axé é da família e do respeito.

O significado de Mulambo está na categoria Significados