Significado de Multidisciplinar

O que é Multidisciplinar

Multidisciplinar significa reunir muitas disciplinas com um objetivo em comum. São diversas disciplinas dentro do mesmo campo do conhecimento.

Origem do termo multidisciplinar:

“Multi”, quer dizer múltiplo, é palavra de origem do latim, “multus”. Isto é, algo que compreende diversos fatores.

Exemplos:

  • Multicolor, aquilo que possui diversas cores;
  • Multicelular, que possui várias células;
  • Multilíngue, quem fala vários idiomas;
  • Multiforme, algo que possui mais de uma forma.

“Disciplina”, tratando-se do quesito pedagógico, é uma apurada área do saber, que se aproveita para fornecimento de pesquisas e/ou estudo, constituindo componente de um banco de dados de ensino.

Multidisciplinar é uma palavra que, quando conjugada com outras palavras, corresponde ao significado igual.

Multidisciplinar é um sistema de ensino

Multidisciplinar se trata de um sistema de ensino que compreende o conhecimento em diversas disciplinas, em procura de metas a alcançar,em alguma instrução em especial.

Exemplo:

  • Equipe multidisciplinar é a reunião de conhecedores em vários campos, operando em grupo, em prol de um desígnio igual, como profissionais do ramo de nutrição, fonoaudiologia, fisioterapia, médicos, enfermeiros, cirurgiões, entre outros, operando em grupo para recuperar a vida de um paciente.

Semelhança entre multidisciplinaridade e interdisciplinaridade

A palavra Interdisciplinar se trata de um adjetivo que classifica o que é habitual a duas ou várias disciplinas ou outras áreas do saber. É a união entre as classes disciplinares.

Origem do termo interdisciplinar

O termo interdisciplinar é composto pelo prefixo "inter", que quer expressar "dentro" ou "entre" ou ainda "em meio", juntamente com a palavra "disciplinar", que conota pedagogicamente o ato de formar as normas e princípios de determinado método.

Planejamento interdisciplinar

Quando se fala em planejamento interdisciplinar, na área da pedagogia, se refere a quando duas ou mais áreas disciplinares incluem seu teor para aprofundar o saber e proporcionar dinâmica ao estudo. A afinidade dos conteúdos das disciplinas é a alicerce para uma educação mais eficaz, em que uma disciplina ajuda a outra.

Diferença entre multidisciplinaridade e interdisciplinaridade

A diferença mais importante entre os termos interdisciplinaridade e multidisciplinaridade fica por parte da lógica entre elas. 

A multidisciplinaridade se refere a uma reunião de disciplinas que são abordadas em pesquisas ou estudos ao mesmo tempo, porém, não necessariamente relacionando essas áreas entre si.

Já quando se trará de interdisciplinaridade, está visando o ajuntamento de várias áreas do saber, adotando um intuito em comum entre essas áreas, como uma matéria ou questão em especial. Neste caso quando se fala em interdisciplinar, não existe a busca de mesclar os assuntos. Eles operam de forma separada, apenas com os mesmos objetivos.

Sendo assim, a multidisciplinaridade é resultado de conhecimentos variados, e o método da interdisciplinaridade consiste em um conhecimento mais específico.

Importância da multidisciplinaridade e da interdisciplinaridade

Os dois métodos para estudos, a multidisciplinaridade e a interdisciplinaridade, são de suma importância para o desenvolvimento do intelecto e uma pessoa.

É preciso levar em conta qualquer afeição ou aptidão a alguma forma de se estudar, dependendo do tipo de estudo, como no caso multidisciplinar, que contêm um modo geralmente lúdico, que participa da composição educacional da infância até adolescência, o ensino básico, e o processo de ensino interdisciplinar, que se encaixa ao método de ensino superior, graduação, cursos e especializações, por exemplo.

Cabe a instituição de ensino, no caso, optar pelo método mais cabível e de melhor aproveitamento.

O significado de Multidisciplinar está na categoria Significados