Significado de Muquirana

O que é Muquirana

Muquirana trata-se de uma expressão que designa piolho (Pediculus humanus) e que é um substantivo de dois gêneros. A palavra muquirana também costuma ser usada para descrever alguém extremamente avarento, isto é, uma pessoa avarenta, que possui extremo receio em gastar o seu dinheiro, tendo consigo a mania exagerada de economizá-lo além do que é considerado normal pela maioria das pessoas.

Algumas pessoas costumam usar a palavra muquirana como significado para mosca. No sentido pejorativo, o significado da palavra muquirana faz alusão à avareza e ao indivíduo “mão de vaca”, aquele que não gosta de gastar o seu dinheiro e economiza até nas coisas consideras necessárias. Outro possível uso da palavra e de seu emprego é referir-se à sujeira como sendo algo muquirana. 

O Pediculus humanus é um inseto ftiráptero de caráter parasita, isto é, aloja-se em um hospedeiro (homens e animais) e alimenta-se de seu sangue. O muquirana, no caso, o piolho, costuma surgir principalmente em crianças e adolescentes. Ele possui duas subespécies: o piolho de corpo e o piolho de cabeça.

 

O significado de Muquirana está na categoria Significados