Significado de Música

O que é Música

Música é o substantivo feminino que dá nome à arte e técnica de combinar os sons de forma melodiosa e com ritmo, podendo ser transmitida por meio da voz e de instrumentos musicais.

Toda civilização possui suas manifestações musicais, mas seu significado pode variar de acordo com a cultura de cada povo e também pelo contexto social.

Muitas pessoas fazem relação da música com a vida, já que ela é capaz de despertar diferentes sentimentos, conforme a melodia e a letra da canção. Logo, a música está presente em diversos momentos da vida de uma pessoa, podendo representar fases de alegria, tristeza, romance, entre outros sentimentos.

Música erudita ou clássica

São os tipos de músicas consideradas como cultas, por serem geralmente mais elaboradas. Esse tipo de música tem a característica de sobreviver ao tempo, já que não saem de moda e as mesmas melodias são tocadas por anos e anos.

Os apreciadores desse estilo musical gostam de contemplar os sons dos instrumentos, ouvindo-os atentamente.

Música popular

Esse estilo musical está associado a movimentos culturais populares e é tocado no cotidiano, como em festas, shows e outras ocasiões de socialização.

A música popular pode ser representada por diferentes melodias, sendo que algumas são consideradas mais sofisticadas, com belas letras e defendendo ideologias, enquanto outras são de caráter comercial e mudam conforme o modismo.

Música folclórica ou nacionalista

Está ligada a elementos culturais de cada grupo social, como por exemplo, festas folclóricas e rituais, que normalmente sobrevivem ao tempo, sendo cantadas por anos e anos, como as canções de ninar e as cantigas de roda.

Música religiosa

É o gênero musical de adoração e oração que varia conforme a religião, alguns exemplos são as músicas gospel, a judaica, o candomblé e a música sacra católica. Também são consideradas religiosas algumas músicas popularmente tocadas na páscoa e no natal.

O significado de Música está na categoria Significados