Significado de Não Obstante

O que é Não Obstante

Não Obstante é uma locução conjuntiva. Essa locução é utilizada quando existe uma relação de oposição à outra ideia apresentada anteriormente, embora isso não impeça que a mesma seja realizada.

Os sinônimos para não obstante são apesar de, conquanto, contudo, a despeito de e nada obstante. O termo inobstante tem o mesmo significado que não obstante, porém esse está mais presente em textos de cunho jurídico.

Apesar de não ser muito utilizada no idioma falado, a locução não obstante aparece frequentemente na escrita, geralmente para exprimir que a situação ocorreu de forma oposta ao esperado; que alguma coisa deveria ter acontecido de um jeito, mas por alguma razão aconteceu de outro.

A locução conjuntiva não obstante pode ser usada com valor adversativo ou concessivo. Esta identificação deve ser feita de acordo com o contexto que ela é apresentada e seu sentido é análogo a palavras como "todavia", "mas" e "porém". 

A locução não obstante tem várias traduções em inglês e alguma delas são as palavras in spite, despite, notwithstanding, nevertheless ou regardless of.

Veja um exemplo na seguinte sentença: “Despite his illness, he continued to work all day.

Que pode ser traduzida como:

Não obstante a sua doença, ele continuava a trabalhar o dia todo. 

Frases com a locução "não obstante"
•    "Não obstante a seus problemas, continuava a viver normalmente".
•    "Viveu naquela casa por toda sua vida, não obstante, ninguém realmente o conhecia". 
•    "A lei continua a punir firmemente quem dirige alcoolizado, não obstante, as pessoas se recusam a pegar um taxi".
•    "Ganhou na loteria, não obstante, ele continua a ajudar as classes menos favorecidas".
•    "Não obstante a opinião da população, ele continuava a fazer o seu trabalho".
•    "Não obstante a todos os esforços para combater o mosquito Aedes Aegypti, muitas pessoas ainda deixam água parada em suas casas”.

Como podemos observar, em todos os casos citados podemos substituir a locução por termos já citados acima como "porém", "contudo" e "todavia".
 

O significado de Não Obstante está na categoria Significados